Discípulos de quê?

“Então Jesus lhe perguntou: “Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente?” E ELES NADA PUDERAM RESPONDER.” (Lucas 14:5-6)

Toda vez que Jesus vê alguém caído no poço, Ele sempre ajuda.

O legalista, quando vê alguém no fundo do poço começa a fazer perguntas:

– Você já leu a Bíblia toda?
– Você já perdoou a sua sogra?
– Você já completou a campanha de oração?
– Você já cumpriu isso ou aquilo?

Jesus PRIMEIRO nos SALVA, depois Ele nos transforma.

O legalista primeiro diz que precisamos mudar nossas atitudes para depois sermos salvos ou abençoados.

Mas Jesus PRIMEIRO nos abençoa, depois, por causa do Seu amor, por causa do Seu favor (graça), somos inspirados a perdoar quem nos ofendeu e a praticar boas obras…

“Nisto consiste o amor: NÃO em que NÓS tenhamos amado a Deus, mas em que ELE NOS AMOU e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” (‭1 João‬ ‭4‬:‭10‬)

Os legalistas vivem nos cobrando dizendo que primeiro precisamos amar a Deus, mas é ao contrário! Primeiro Ele nos amou e depois por causa do amor dEle estaremos aptos a amar o Pai como também o nosso próximo.

“Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.” (‭1 João‬ ‭4‬:‭19‬)

Quando nascemos de novo pelo Espírito de Deus é quando o Seu amor começa a NASCER em nós.

“… Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (‭1 João‬ ‭4‬:‭7‬)

Você é um discípulo de Jesus?

Muitos cristãos dão muita ênfase no assunto discipulado e em alguns casos isso acaba até sobrepondo aquilo que o próprio Jesus nos ensinou.

Ser um discípulo de Jesus, SEM DISCERNIR o Seu amor e a Sua graça, é um prato cheio para virarmos uma mera caricatura dEle.

Veja, momentos antes de dizer o “IDE e fazei discípulos…” Jesus SIMPLIFICOU esta questão de discipulado.

Jesus disse:

“… Assim COMO eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, TODOS SABERÃO que vocês são meus discípulos.” (‭João‬ ‭13‬:‭34-35‬)

Discipular é simplesmente ensinar sobre Jesus e COMO Ele nos amou, pois o amor de Jesus é a expressão exata do amor do Pai… “COMO o Pai me amou, também eu vos amei…” (João 15:9)

Este projeto “amor incomparável” por exemplo é uma forma de discipulado.

Meu principal objetivo aqui é fazer com que você ENTENDA, esteja SEGURO e tenha CERTEZA de que Deus Pai/Deus Filho te ama de uma maneira incomparável, não porque você mereceu, mas porque essa sempre foi a vontade dEle.

– Muito legal isso, mas então porque muitos cristãos não amam como Jesus amou?

Simplesmente porque querem fazer pelo esforço próprio algo que só o Espírito de Deus pode fazer.

Aqui é o ponto, o amor que Jesus quer que tenhamos pelo próximo é um amor que só Ele próprio pode dar.

“O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como EU OS AMEI.” (‭João‬ ‭15‬:‭12‬)

Agora preste atenção, é preciso discernir bem a forma que a palavra mandamento é empregada na nova aliança. A mentalidade legalista é a mentalidade predominante no mundo e é muito comum sermos influenciados por esta mentalidade de querermos nos tornar merecedores daquilo que Deus tem para nós e fazer tudo pela nossa força.

NÃO EXISTE possibilidade alguma de nós amarmos o próximo como o próprio Jesus nos amou se não for ELE MESMO que nos dê condição para isso.

“… porque Deus derramou SEU AMOR em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele NOS CONCEDEU.” (‭Romanos‬ ‭5‬:‭5‬)

Amar o próximo como Jesus nos amou é um trabalho do próprio Espírito Santo de Deus em nós.

O Espírito Santo é o nosso Consolador, o nosso Ajudador, Aquele que nos capacita.

Veja, na antiga aliança a relação entre Deus e o homem funcionava como patrão e empregado e os mandamentos passíveis de punição (Lei), mas na nova aliança somos FILHOS de Deus e além de irmãos, somos AMIGOS de Jesus, pois Ele próprio nos ajuda e dá recursos para cumprirmos as Suas palavras.

“Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de AMIGOS, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai.” (‭João‬ ‭15‬:‭15‬)

Na nova aliança, mandamento não é algo que a gente faz por nós mesmos, é algo que o próprio Jesus faz através de nós pelo mesmo Espírito que estava nEle.

“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em MEU nome, ENSINARÁ a vocês todas as coisas e fará vocês LEMBRAREM tudo o que eu disse.” (‭João‬ ‭14‬:‭26‬)

Jesus escolheu morrer por nós para aliviar a nossa carga, Ele veio nos trazer descanso e Ele veio nos ajudar a viver uma vida abundante aqui nesta terra.

“Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui EU que OS ESCOLHI para que VÃO e DEEM FRUTO e que esse fruto não se perca…” (‭João‬ ‭15‬:‭16‬)

Nós só conseguiremos cumprir as palavras de Jesus se estivermos ligados à Videira, que é o próprio Jesus.

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois SEM MIM vocês NÃO PODEM fazer coisa alguma.” (‭João‬ ‭15‬:‭5)

Então se já não é pela nossa força, nós não temos de que nos gloriamos, por isso Jesus diz…

“Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito FRUTO; e assim serão MEUS DISCÍPULOS.” (‭João‬ ‭15‬:8‬)

Não é maravilhoso? É tudo sobre Ele, é tudo por causa dEle, por isso nós o amamos! Você só precisa escolher e deixar o seu “eu” falar mais baixo.

Entenda isso, você crê com o coração sincero que Jesus é o Filho de Deus que devia vir para SALVÁ-lo? Sim? Então você ama Jesus…

“… porquanto vocês me AMARAM e CRERAM que eu vim de Deus.” (‭João‬ ‭16‬:‭26-27‬)

E se você ama a Jesus significa que você nasceu de novo, o Espírito Santo habita no seu corpo e Ele cumpre em você os mandamentos (palavras) de Jesus.

“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, ESSE É o que me ama (crê em Mim). Aquele que me ama (crê em Mim) será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. (‭João‬ ‭14‬:‭21)

Veja que “mandamento de Jesus” e “palavra de Jesus” são usados com o mesmo sentido.

“Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha PALAVRA. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.” (‭João‬ ‭14‬:‭23)

Glórias ao teu nome Jesus!!

– Mas então qual é a nossa parte nisso tudo?

Essa é a parte mais legal!  🙂

A resposta é simples, e ela se concentra em uma só palavra…

ADORAÇÃO.

Adorar é contemplar.

E contemplar significa: olhar atentamente, olhar fixamente ou atribuir consideração e reconhecimento a alguém.

Você já deve ter percebido que o homem sempre busca algo para contemplar. Isso acontece porque existe dentro do homem uma NECESSIDADE de adoração, por isso ele vive criando ÍDOLOS para suprir essa necessidade, seja em forma imagens, seja em forma de coisas materiais, seja em forma de pessoas.

A questão é, para quem nós vamos direcionar a nossa ADORAÇÃO? A quem vamos CONTEMPLAR?

Essa é uma decisão que faz TODA A DIFERENÇA na nossa vida, pois nós iremos nos tornar semelhantes a quem nós fixarmos a nossa atenção.

“Ninguém jamais viu a Deus, mas JESUS, que está junto do Pai, O TORNOU CONHECIDO. (‭João‬ ‭1‬:‭18‬)

“JESUS é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação,” (‭Colossenses‬ ‭1‬:‭15‬)

“O Filho é o resplendor da glória de Deus e a EXPRESSÃO EXATA do Seu ser…” (‭Hebreus‬ ‭1‬:‭3‬)

JESUS é a parte visível de Deus, Ele veio ao mundo em carne, e hoje nós O vemos através da Palavra.

“E nos revelou o mistério da SUA VONTADE, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer CONVERGIR EM CRISTO TODAS AS COISAS, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.” (‭Efésios‬ ‭1‬:‭9-10‬)

Isso significa que a vontade de Deus é que nós vivamos um ESTILO DE VIDA de adoração EXCLUSIVA a JESUS.

Jesus é a chave para a transformação na vida daquele que CRÊ nEle (em espírito) e sabe QUEM Ele é (em verdade).

“… os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.” (‭João‬ ‭4‬:‭23‬)

“E todos nós, que com a face descoberta (livres do véu da Lei) contemplamos a glória do Senhor, SEGUNDO A SUA IMAGEM estamos SENDO TRANSFORMADOS com glória cada vez maior, a qual VEM do Senhor, que é o ESPÍRITO.” (‭2 Coríntios‬ ‭3‬:‭18‬)

É através da adoração que somos ENCHIDOS pelo Espírito Santo de Deus, é através da adoração que cumprimos os mandamentos (palavras) de Jesus na nossa vida, é através desta atitude que seremos um autêntico discípulo de Jesus, um discípulo do amor, um discípulo da graça, pois o Espírito Santo é o próprio AMOR do Pai, que estava no Filho e que agora está em nós.

“… deixem-se encher pelo Espírito, (‭Efésios‬ ‭5‬:‭18‬)

Repare que é o próprio Deus quem nos ENCHE do Espírito Santo. Tudo que precisamos fazer é adorar ao Seu Filho Jesus e o nosso esforço deve estar em manter o nosso foco nEle e não deixar que as distrações deste mundo desviem o nosso olhar dEle.

Existem várias maneiras de adorá-LO…

Nós adoramos a Jesus quando ouvimos e lemos a Sua Palavra (a mais importante), nós adoramos a Jesus quando cantamos e louvamos de coração ao Senhor, nós adoramos a Jesus quando damos graças em todas as coisas, nós adoramos a Jesus quando oramos ao Pai em nome dEle, nós adoramos a Jesus quando pensamos e meditamos sobre o Seu maravilhoso amor por nossas vidas, nós adoramos a Jesus quando falamos sobre Ele e contamos as coisas maravilhosas que Ele tem feito nas nossas vidas, nós adoramos a Jesus quando temos comunhão com o Seu corpo, o corpo de Cristo…

Como é maravilhoso adorar a Jesus! Toda honra e toda glória sejam dadas a ti Jesus!

Essa é a solução para o mundo! O mundo precisa receber e entender esse amor, o mundo precisa receber Jesus!

Não obrigue as pessoas a fazer evangelismo como uma lei, porque quando elas o fazem por obrigação não existe amor, e sem amor não há evangelho.

Vira pura religião.

E quando vira pura religião nós só conseguiremos ser discípulos de regras (religiosidade), ou seja, viramos réplicas de estereótipos que se copiam de igreja em igreja e que são muitas das vezes insuportáveis para quem está do outro lado.

Jesus não está atrás de discípulos de religiosidade, Ele está atrás de irmãos que se amam uns aos outros.

O que Jesus está formando não é uma grande religião, é uma grande FAMÍLIA!

O que Jesus está formando não é uma faculdade, é um CORPO!

É incrível que quanto mais somos transformados pela glória de Jesus mais ficamos constrangidos em não espalhar e ensinar sobre este amor, um amor gracioso, um amor que é dado mesmo para quem não merece.

Veja a graça em ação neste vídeo abaixo, parece loucura, mas foi assim que Jesus fez conosco e conforme vamos nos enchendo do mesmo Espírito que estava nEle somos capacitados a agir da mesma maneira porque é assim que a verdadeira transformação se manifesta na vida das pessoas, é isso que mostra o filme (Os Miseráveis).

Você é um discípulo de que?


Fique com Jesus!

 

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  🙂

Deixe também um comentário logo abaixo…

Comentários