O homem religioso

Quando eu comecei a ouvir sobre o problema da religiosidade eu não entendia muito bem, achava que não ter religiosidade era fazer as coisas de qualquer jeito com relação a Deus.

Eu achava que não ser religioso era não se importar com Deus. Achava que não ser religioso era poder sair aprontando por aí já que não existe regras.

Pois é, não é nada disso…

Se você não sabe o que significa religião. Religião é um conjunto de regras e rituais criados pelo homem para colocar seus seguidores em um relacionamento correto com Deus (ou deuses).

É quando o próprio homem começa a criar tradições, rotinas, tarefas, exigências para que o seguidor se torne qualificado a ter um relacionamento com Deus.

E o mais triste é que muitos que afirmam ser seguidores de Cristo vivem como se fosse apenas mais uma religião, um conjunto de regras e rituais as quais uma pessoa tenha que aderir para poder ir ao céu depois da morte ou receber alguma benção do próprio Deus.

“… vocês anulam a Palavra de Deus por meio da tradição que vocês mesmo transmitiram…” (Mc 7:13)

Amado(a), religião é o homem tentando abrir caminho para chegar a Deus pelo seu próprio esforço (auto justiça).

Cristianismo é o próprio Deus abrindo caminho para que o homem chegue até Ele e isso se chama, graça (favor imerecido).

Você pode procurar em todas as religiões criadas por aí, em NENHUMA delas você encontrará a palavra GRAÇA.

“Pois vocês são salvos pela graça, por MEIO DA FÉ, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; NÃO POR OBRAS, para que NINGUÉM SE GLORIE.” (Efésios 2:8, 9)

O seu pai natural cria uma lista de exigência para que você vá até a casa dele almoçar ou tomar um café? O seu pai natural diz que você não é qualificado o suficiente para falar com ele? O seu pai natural não permite que você se aproxime dele até que diga tudo de errado que você tem feito na vida?

Não! Nenhum pai normal faz isso.

Em Cristo somos FILHOS AMADOS do nosso Pai celestial que é o nosso criador.

Deus quer ter um relacionamento íntimo conosco como Pai e Ele enviou Jesus para sofrer o que sofreu PARA ISSO.

O próprio Deus abriu o caminho! O único Deus vivo e verdadeiro!

“Jesus disse: EU SOU O CAMINHO, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

Basta nos posicionarmos com base nessa verdade!

FOCO em mandamento, cumprimento de tradições e rituais sempre vai gerar farisaísmo e hipocrisia e nunca irá resolver o problema do pecado.

“Essas regras têm, de fato, APARÊNCIA de sabedoria, com sua pretensa RELIGIOSIDADE, falsa humildade e severidade com o corpo, mas NÃO TÊM VALOR ALGUM para refrear os impulsos da carne.” (Colossenses 2:23)

Você já viu isso aqui no site, todas as lições de moral de Jesus foram direcionadas aos RELIGIOSOS hipócritas.

“Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’. ” (Mateus 15:9)

Amado, isso precisa estar claro. O foco do cristianismo é CRER CORRETAMENTE.

Crer de fato em QUEM Jesus é, e em todas as implicações da obra que Ele FEZ por mim e por você.

Quando fixamos a nossa atenção exclusiva em Cristo (adoração) Ele começa a aperfeiçoar a nossa fé de modo que aprendemos a crer corretamente EM TUDO, inclusive sobre a nossa nova condição de filhos amados que temos nEle.

“Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dEle que a nossa fé começa, e é Ele quem a APERFEIÇOA…” (‭Hebreus‬ ‭12‬:‭2‬)

É através da fé correta com relação à liberdade que temos em Cristo que nos tornamos “imitadores de Deus, como filhos amados.” (Ef 5:1) porque nos relacionamos livremente com o Pai.

E através do Seu Espírito de amor que Ele “imprime as Suas leis em nossos corações e nas nossas mentes.” (Hb 8:10)

Hoje obedecemos a voz do Espírito Santo que habita em nosso coração, como novas criaturas.

“Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei.” (Gl 5:18)

Entenda, os líderes possuem autoridade espiritual até certo ponto, isto é, eles NUNCA terão hierarquia mais alta que o próprio Espirito do nosso Pai em nós, pois Deus é o nosso guia MAIOR.

“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (‭Gálatas ‭5‬:‭1‬)

Se o que está sendo dito não condiz com a Palavra e com o que o Espírito diz a você então fique atento, porque você não é mais escravo da religião, Cristo te LIBERTOU, agora você é FILHO(A) de Deus!

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.” (Rm 8:14)

Veja, hoje Deus não habita mais em templos construídos por mãos de homens, Deus habita DENTRO de nós através do Espírito dEle.

“mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens…” (Atos 7:48)

“Não sabeis vós que sois o TEMPLO de DEUS e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3:16)

Se você freqüenta alguma “igreja” (instituição) entenda que aquele local é aonde a verdadeira igreja (corpo de Cristo) se reúne. É APENAS UM LOCAL de comunhão em família.

A família de Deus é a igreja na qual o nosso irmão mais velho é Jesus e todos nós somos filhos do mesmo Pai (o único Deus criador).

Portanto, a mesma liberdade que você tem na casa dos seus pais naturais é a mesma liberdade que você deve ter nos locais “igreja”.

Não é diferente!!

Aquela construção não é santa, NÓS somos santos, por causa do SANGUE de JESUS.

Você pode ver nos evangelhos, foi a mentalidade religiosa que matou Jesus. A religião matou Jesus!

Na verdade continua matando até hoje, pois alguns pregam por aí como se a cruz não fizesse diferença alguma.

Foram os fariseus e mestres da Lei que mataram Jesus, eles não suportaram a GRAÇA porque achavam um absurdo conceder acesso ao Pai e Suas bênçãos somente pela fé, sem o esforço da conquista por obras (auto justificação).

“Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele … conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (‭João‬ ‭8‬:‭31-32‬)

Você reparou? Jesus disse aos judeus que haviam CRIDO nEle.

E isso é o acontece muito hoje ainda. As pessoas crêem em Jesus, mas ainda vivem escravos da religiosidade. Vivem presos no legalismo, em tradições, regras criadas por homens ou acumulando diversos tipos de objetos místicos.

Amado, tenho boas novas para você!

“Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e DESTRUIU a BARREIRA, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a LEI DOS MANDAMENTOS expressa em ordenanças…” (‭Efésios‬ ‭2‬:‭13-15‬)

Jesus destruiu a barreira que antes nos separava de Deus!

“E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” (Mc 15:38).

Se o SEU véu ainda não se rasgou, oro ao Pai para que seja rasgado AGORA!

“Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso corações seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais NÃO TEM VALOR para aqueles que os comem.” (Hb 13:9)

Lembra do que aconteceu com Adão? Ele tinha um relacionamento livre com Deus. Todos os dias eles se encontravam e viviam em total harmonia.

Adão perdeu este relacionamento livre com o Pai no momento em que buscou conhecer as REGRAS. Adão quis ter o conhecimento do bem e do mal. Adão caiu na tentação de condicionar sua relação com o Pai com base naquilo que ele podia fazer.

Repare que a árvore do conhecimento do bem e do mal, não se chamava árvore do conhecimento só do mal. Isso porque esta árvore é uma figura da Lei de Deus, os Mandamentos.

Deus não queria que o homem compartilhasse da Lei. Ele queria que o homem compartilhasse da árvore da vida, a qual é a figura do nosso Salvador Jesus Cristo.

“… fruto da árvore da vida e o coma, e VIVA PARA SEMPRE.” (Gn 3:22)

– Mas o que há de tão errado com o conhecimento do bem e do mal?

O perigo é esse: você pode conhecer cada vírgula da Lei (mandamentos) e tudo sobre religiosidade (ritos e regras), e ainda assim estar milhas e milhas distante de Deus.

Se você vive debaixo disso, tudo que você terá será RELIGIÃO, não um RELACIONAMENTO com Deus, Pai.

“Deus enviou o seu Filho … para libertar os que estavam debaixo da Lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.” (Gálatas 4:4-5)

– Mas não foi o próprio Deus que colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal no jardim?

Sim, foi Ele mesmo. E de fato Deus olhou para tudo que tinha feito e disse que era bom, inclusive a árvore do conhecimento do bem e do mal, mas embora a árvore em si fosse boa, não foi bom para o homem compartilhar dela.

De igual modo, embora a Lei de Deus seja santa, justa e boa, ela não foi concebida para que o homem a guardasse, porque o homem não tem capacidade de guardá-la por seu próprio esforço. E o homem tampouco pode escolher quais leis guardar – se falha em uma, ele falha em todas.

Portanto, por VIA de REGRAS, nós NUNCA seremos capazes de ter um relacionamento livre com Deus através de religião (auto justiça), mas EM CRISTO somos LIVRES!

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36)

ESSA é a VERDADEIRA LIBERTAÇÃO.

Entenda que se você expulsar o demônio de uma pessoa e ela continuar sem compreender ESSA VERDADE ela ainda não foi liberta e provavelmente os demônios irão voltar!

Então, não fique com peso na consciência se você não pôde ir ao encontro da igreja no domingo passado, não fique com peso na consciência se você não pôde ler a Bíblia hoje, não fique com peso na consciência se você carrega a Bíblia no seu celular ou tablet, etc…

Continue renovando a sua mente em JESUS, meditando no entendimento da Sua graça e do Seu amor.

Logo vai chegar o tempo em que você não irá ver a hora de separar um momento para ler e aprender mais sobre a Palavra, vai chegar o tempo em que você vai querer falar com Deus todos os dias, vai chegar o tempo que você não conseguirá deixar de ensinar sobre esse evangelho libertador, vai chegar o tempo em que você ficará ansioso para encontrar com os seus irmãos em Cristo (igreja) para adorar e engrandecer o Seu nome… Só que agora não mais por obrigação ou para ganhar pontos com Deus, mas porque você entende o Seu amor e entende que você não pode viver sem Ele!

Amado(a), viva em comunhão com o Pai todos os dias, a qualquer hora e em qualquer lugar, sem culpa e sem condenação!

e …

“TENHAM CUIDADO para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.” (‭Colossenses‬ ‭2‬:‭8‬)

Fique com Jesus!

 

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  🙂

Deixe também o seu comentário logo abaixo…

Comentários