Sua fé, seu maior tesouro

“O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.” (‭Mateus‬ ‭13‬:‭44‬)

Você crê que Jesus é o Filho de Deus e que Ele é o seu Salvador em todos os sentidos? Sim?

Então eu posso garantir a você, com base na Palavra, que esse é o MAIOR bem da sua vida.

A nossa fé em Cristo é mais valiosa do que TUDO o que este mundo possa nos oferecer.

Nada neste mundo pode ser maior do que a nossa fé em Cristo.

Nada!

Por isso, se algum esforço existe para que o cristão seja salvo esse é o de PROTEGER a sua fé, pois ela é a ÚNICA exigência de Deus para a salvação.

“Asseguro-lhes que aquele que CRÊ tem a vida eterna.” (João 6:47)

Essa é a parte difícil da vida cristã, esse é o caminho apertado. É neste campo que a verdadeira batalha espiritual acontece.

“Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.” (‭Mateus‬ ‭7‬:‭14‬)

Entenda, o caminho para a salvação não é apertado porque precisamos cumprir perfeitamente os mandamentos ou fazer sacrifícios específicos pra alcançá-la.

Cumprir os mandamentos é conseqüência inevitável na vida daquele que crê e se enche do Espírito Santo constantemente, é o processo de crescimento espiritual que se manifesta no corpo natural ao nível da revelação que temos sobre a nossa nova condição em Cristo.

Se a salvação fosse com base em mandamentos, o que Jesus fez teria sido inútil e o caminho não seria apenas apertado, seria um caminho IMPOSSÍVEL de passar!

Os discípulos perguntaram a Jesus “… quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem É IMPOSSÍVEL, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”. (‭Marcos‬ ‭10‬:‭26-27‬)

“Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela Lei (mandamentos), Cristo morreu inutilmente!” (Gálatas 2:21)

O mundo nos oferece milhares de caminhos e dizem que todos os caminhos levam a Deus.

Agora, assumir que existe UM SÓ CAMINHO e que esse caminho é JESUS, então é algo que vai totalmente contra a opinião majoritária da população deste mundo.

Você já deve ter visto isso acontecer… Falar que existe um Deus não é problema, a maioria não nega a existência de Deus ou qualquer “energia superior”, no entanto, quando falamos que Jesus é o ÚNICO caminho para a salvação do homem e que Ele é a verdade, então é a hora que o conflito começa a acontecer.

E isso piora ainda mais se você fala que a salvação não é por obras, mas pela fé no favor de Deus.

Mas porque isso acontece?

Isso acontece porque o evangelho genuíno faz da glória do homem um nada e da glória de JESUS o TUDO.

O mundo sempre coloca o homem no centro de todas as coisas e talvez agora você consiga entender que a própria religião faz o mesmo, só que de maneira disfarçada ou muita das vezes sem querer.

Veja o que Jesus disse logo em seguida quando falou sobre o caminho estreito.

“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.” (‭Mateus‬ ‭7‬:‭15‬)

Falsos profetas são religiosos que tem APARÊNCIA de ovelha, mas que na verdade são verdadeiros lobos que querem nos afastar de Cristo.

Você já deve ter ouvido aquela expressão famosa entre os cristãos que diz: – Vigiiia irmããão!

Pois é, quase sempre as pessoas usam isso para advertir alguém com relação ao pecado, não é verdade?

E eu concordo que precisamos vigiar com relação ao pecado, mas quero lhe mostrar que o vigiar bíblico é principalmente o vigiar com relação a NOSSA FÉ, não ao pecado em si, pois se estamos firmes na fé, estamos firmes em Cristo e se estamos firmes em Cristo o “não pecar” flui naturalmente pela força do Espírito Santo em nossas vidas.

Por exemplo, uma das maneiras de protegermos a nossa fé é o vigiar com relação aos falsos ensinamentos.

Paulo disse: “Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que TORCERÃO a verdade, a fim de atrair os discípulos. POR ISSO, VIGIEM! …” (‭Atos‬ ‭20‬:‭29-31‬)

Os homens que torcem a verdade são aqueles que fazem os cristãos tirarem o foco de Jesus e da Sua graça.

São ensinamentos sobre religiosidade, legalismo, rituais inúteis, adoração a outros ídolos, etc.

Amado(a), examine sempre se o que você está ouvindo te leva mais para perto de Jesus ou para longe dEle. É desta forma que avaliamos se estamos ouvindo o puro evangelho ou não.

Outra forma de protegermos a nossa fé é entender que Deus NUNCA nos envia problemas e que você não é o único que passa por dificuldades na vida.

Todas as tribulações que o inimigo intenta contra nós é para no final tentar roubar, matar ou destruir a NOSSA FÉ.

“Estejam alertas e VIGIEM. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, PERMANECENDO FIRMES NA FÉ, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos MESMOS sofrimentos.” (‭1 Pedro‬ ‭5‬:‭8-9‬)

Não abandone a sua fé em momentos difíceis, creia que “o Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces.” (‭1 Pedro‬ ‭5‬:‭10‬)

Aleluia!!

A parábola do semeador também nos mostra outros motivos pelos quais as pessoas abandonam a fé…

“Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador: Quando alguém ouve a mensagem do Reino e NÃO A ENTENDE, o maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho.” (‭Mateus‬ ‭13‬:‭18-19‬)

É fundamental para o cristão buscar o entendimento da nova aliança e do Reino de Deus. Proteja a sua fé estudando e meditando na Palavra de Cristo constantemente!

“Quanto à semente que caiu em terreno pedregoso, esse é o caso daquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que NÃO TEM RAIZ EM SI MESMO, permanece pouco tempo quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.” (‭Mateus‬ ‭13‬:‭20-21‬)

Proteja a sua fé ARRAIGANDO a Palavra do Reino em seu coração. Esteja plenamente convicto de que só Jesus tem as palavras de vida eterna e que Deus tem recompensas inigualáveis para todo aquele que perseverar na fé, essa convicção o manterá firme na hora da tribulação ou da perseguição…

“Quanto à semente que caiu no meio dos espinhos, esse é o caso daquele que ouve a palavra, mas a PREOCUPAÇÃO desta vida e o ENGANO DAS RIQUEZAS a sufocam, tornando-a infrutífera.” (‭Mateus‬ ‭13‬:‭22‬)

Amado(a), “… mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (‭Colossenses‬ ‭3‬:‭1-2‬)

A herança que nós temos em Cristo é eterna, mas as riquezas deste mundo são passageiras…

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam.” (‭Mateus‬ ‭6‬:‭19-20)

É impossível ficarmos preocupados, ansiosos, estressados ou avarentos se o nosso pensamento estiver sendo ocupado por Jesus, pelo Reino!

“Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, FIXEM OS SEUS PENSAMENTOS em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos. (‭Hebreus‬ ‭3‬:‭1‬)

Esteja ATENTO, vigie! O inimigo sempre tenta desviar o nosso foco manipulando as circunstâncias, seja através de tribulações, perseguições, pressões da vida ou engano das riquezas.

Ele sabe que se tirarmos os nossos olhos de Jesus a nossa fé começa a murchar, porque Jesus é a nossa FONTE de fé.

“tendo os olhos fitos em Jesus, AUTOR e CONSUMADOR da nossa fé…” (‭Hebreus‬ ‭12‬:‭2‬)

Nós podemos revolucionar o mundo ou fazer grandes coisas para a obra de Deus, porém se no final a nossa fé NÃO ESTIVER PRESENTE então de nada valeu tudo o que fizemos!

Seremos como o homem que não terminou a torre, o rei que perdeu a guerra e o sal que perde o sabor… (Lc 14:28-32)

“O sal é bom, mas se ele perder o sabor, como restaurá-lo? Não serve nem para o solo nem para adubo; é jogado fora. “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”. (‭Lucas‬ ‭14‬:‭34-35‬)

Igreja, precisamos proteger a nossa fé!!

Nem mesmo a opinião da nossa família pode estar acima da nossa fé…

“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;” (‭Mateus‬ ‭10‬:‭37‬)

Nem mesmo a nossa própria vida pode estar acima da nossa fé…

“e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” (‭Mateus‬ ‭10‬:‭38-39‬)

“Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.” (‭Mateus‬ ‭10‬:‭32-33‬)

O que Jesus está dizendo com tudo isso?

Se for preciso negar riquezas, amizades, opinião da família, prazeres, planos pessoais ou até a nossa própria vida em favor da nossa confissão de fé então NÃO DEVEMOS LARGAR a cruz de Cristo por nada!

Agora entenda, não existe uma lista pronta para isso. Aquilo que me afasta de Cristo não necessariamente é aquilo que afasta você.

Você precisa estar atento AO SEU coração e protegê-lo!

“Meu filho, escute o que digo a você; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Acima de tudo, GUARDE O SEU CORAÇÃO, pois dele depende toda a sua vida.” (‭Provérbios‬ ‭4‬:‭20-23‬)

– Muito legal, vou ficar atento a isso. Mas qual é o sinal de alguém que retrocede da fé?

Lembra da ilustração do pipoqueiro? Então, uma pessoa que retrocede da fé é aquela que volta ou continua a pecar deliberadamente, isto é, aquela que vive um ESTILO DE VIDA DELIBERADO (intencional) de pecado.

“Se CONTINUARMOS A PECAR DELIBERADAMENTE depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus … Por isso, NÃO ABRAM MÃO da confiança (*fé) que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá e não demorará. Mas o meu justo VIVERÁ PELA FÉ. E, se RETROCEDER (*da fé), não me agradarei dele”. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas DOS QUE CREEM e são salvos.” (‭Hebreus‬ ‭10‬:‭26-27, 35-39‬)

Entenda, ninguém será condenado por causa de seus pecados. Jesus já resolveu esse problema de uma vez por todas através do Seu sacrifício eterno.

Um estilo de vida deliberado de pecado é o próprio RESULTADO da incredulidade do homem.

Repare nisso quando você estiver lendo a Bíblia. Na maioria das vezes quando há descrição de prática de pecados no Novo Testamento, os autores estão DESCREVENDO OS INCRÉDULOS.

Por exemplo…

“Vocês não sabem que os perversos (*incrédulos) não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativose, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. assim foram alguns de vocês. MAS VOCÊS (*os que crêem) foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.” (‭1 Coríntios‬ ‭6‬:‭9-11‬)

Existem dois tipos de pessoas que pecam com muita frequência. As que pecam e não estão nem aí (incrédulos) e as que não têm o desejo de pecar, mas são constantemente derrotadas pelo pecado (crentes que não possuem a revelação de quem realmente são em Cristo).

Existe também um padrão de quem retrocede da fé. Geralmente eles começam a se conformar com a mentalidade do mundo achando que podem viver por conta própria, então eles param de se alimentar de Jesus substituindo a adoração ao Criador (Jesus) para adorar coisas e seres criados, e olha o que acontece…

“Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e ADORARAM e serviram A COISAS E SERES CRIADOS, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis.”
‭‭(Rm‬ ‭1:25-31‬)

Pergunto a você: – Qual é a solução para isso tudo?

Você já sabe. 🙂

A mesma solução que Deus deu…

Pregar JESUS e o resultado da Sua obra na vida de todo aquele que crê.

Amado(a) “o que digo a vocês, digo a todos: VIGIEM!” (‭Mc‬ ‭13‬:‭37‬)

PROTEJA A SUA FÉ!

Meu desejo é que todos nós possamos dizer as mesmas palavras de Paulo no final das nossas vidas…

“Combati o bom combate, terminei a corrida, GUARDEI A FÉ. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. (‭2 Timóteo‬ ‭4‬:‭7-8‬)

Aleluia Jesus!! Que nós possamos manter os nossos olhos sempre em Ti, no Seu amor e na Sua graça!!

Obrigado pelo Seu sacrifício perfeito, pois ele é mais do que suficiente para as nossas vidas e NADA nesse mundo é maior que isso!!


Fique com Jesus!

 

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  :)

Deixe também o seu comentário logo abaixo…

Comentários