Entendendo a Santa Ceia

Imagino que ao ler todos esses textos você já deve ter se perguntado…

Se nós fomos feitos santos em Cristo, justificados pela fé e não por obras, como fica a Santa Ceia? Não é esperado que haja um auto-exame sobre todos os nossos pecados para que não participemos dela indignamente?

Bom, vamos ler o que Paulo realmente disse sobre participar da Santa Ceia:

“Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor INDIGNAMENTE será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe SEM DISCERNIR O CORPO DO SENHOR, come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.” (1Co 11:27-30)

Ao longo dos anos, o Corpo de Cristo tem acreditado que tomar parte da santa ceia “indignamente” é participar dela tendo pecado em sua vida.

Então, é dito a nós para não participarmos da Ceia do Senhor quando julgamos a nós mesmos “não corretos para com Deus”.

Acabamos então obedecendo por medo de nos tornarmos fracos, adoecidos ou até mesmo morrer antes do tempo.

Por várias e várias vezes vi pessoas sofrendo por causa desse ensinamento. A quantidade de fofoca que se propagava com relação isso também era imensa. As pessoas falavam coisas como: – Você viu fulano? Não está tomando ceia, deve estar em pecado… e por aí vai.

Hoje eu sei que NÃO é isso que a Bíblia ensina.

Isso não tem sentido com relação ao evangelho de Jesus.

Participar indignamente não se refere a você participando como uma pessoa indigna por causa dos seus pecados.

Ora, Jesus morreu por pessoas INDIGNAS!

Participar indignamente como diz o apóstolo Paulo é falhar em discernir que o pão que você segura em suas mãos REPRESENTA o CORPO de JESUS CRISTO que foi partido por você.

Isso era o que estava acontecendo na igreja primitiva. Haviam crentes que estavam comendo o pão só porque estavam famintos.

Já outros se serviam do pão como um mero ritual, sem discernir o corpo do Senhor, sem discernir QUEM de fato era Jesus, sem discernir o verdadeiro motivo pelo qual Ele morreu e a aliança que Ele fez conosco.

Participar de modo indigno não tem a ver com você falhar em examinar a si mesmo e confessar todos os seus pecados, para então estar certo de que você é digno de participar. Você nunca conseguirá ser digno por algo que você faz, Deus enviou Jesus justamente para isso.

Tem a ver com discernir o corpo do Senhor e liberar a fé para perceber que o pão representa o Seu corpo, marcado por açoites por causa da nossas transgressões.

Tem a ver com perceber que o vinho representa o sangue que foi derramado pelo perdão de TODOS os nossos pecados passados, presentes e futuros.

Na ceia nós podemos encontrar também o segredo para a saúde divina. Muitos falham em discernir o corpo de Jesus e entender que Ele sofreu em Seu corpo no nosso lugar e que pelas suas feridas nós também FOMOS CURADOS.

“… Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças”. (Mateus‬ ‭8:17‬)

Essa é a razão pela qual “muitos estão fracos e doentes” (1Co 11:30).

Portanto, não tem a ver com olhar para você mesmo. Tem a ver com olhar para Jesus e perceber o que Ele conquistou na cruz PARA VOCÊ!

Não é uma questão de PODER ou não participar, é uma questão de COMO participar.

Amado(a), não tenha medo de tomar a Santa Ceia. Lembre-se de que se você nasceu de novo, você é santo, justo, justificado, EM CRISTO JESUS! Nele nós temos redenção ETERNA!

Você RECEBEU isso pela graça de Deus no momento em que creu que Jesus é o Filho de Deus, o seu Salvador.

Aleluia!!

Acredite que em Cristo a sua dívida de pecado já foi de fato perdoada e que Deus não guarda NADA contra você, essa consciência fará com que a sua fé entre em ação. A fé para cura virá, a fé para a provisão virá, a fé para restauração no casamento virá…

O lavar continuo do sangue de Jesus qualifica você para QUALQUER milagre que você precise em sua vida agora mesmo.

Jesus disse: “Filho, teus pecados são perdoados”, antes de dizer, “Levanta, toma tua cama, e vai para casa”. (Mc 2:3-12)

Porque Ele fez isso? Porque Jesus sabia que a menos que aquele homem tivesse certeza de que todos os seus pecados tinham sido perdoados, ele não teria fé para ser curado.

Isso é o que as pessoas precisam ouvir, isso é o que precisamos ensinar para a igreja de Cristo!

A estratégia do diabo é fazer você se sentir como se não fosse qualificado para entrar na presença de Deus. Ele irá bombardeá-lo com pensamentos de condenação, acusando você de ser indigno por qualquer tipo de erro que tenha cometido.

Ele dará a você mil e uma razões pelas quais você não se qualifica para as bênçãos de Deus.

Mas a verdade é que sejam quais forem os sentimentos errados que você teve ou os erros que você cometeu por acidente, o sangue de Jesus o mantém limpo.

O sangue de Jesus qualifica você a ter CONSTANTE acesso ao Deus Altíssimo. Creia e desfrute do melhor estilo de vida que existe neste universo! Um estilo de vida de comunhão com o Pai!

“o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (João 1:7)

É sob esta cachoeira de perdão que nós estamos, uma cachoeira eterna! Esse é o sangue representado pelo VINHO na ceia, isso não é licença para pecar, isso é para aqueles que discernem o corpo de Cristo e sabem quem são quando estão nEle.

Se uma pessoa ainda vive um estilo de vida deliberado (intencional) de pecado é sinal de que ela ainda não discerniu quem Jesus é e o que Ele fez por ela (justiça de Deus), pois quem de fato recebe isso em seu coração, não vive mais com INTENÇÃO de sair por aí vivendo uma vida de pecado. Essa pessoa precisa se render à Cristo e nascer de novo.

Como dito no texto anterior, se você realmente crê em Cristo, você não deseja mais viver uma vida de pecado, porém muitos cristãos tem sido derrotado pelo pecado com muita freqüência porque não entendem o assunto – justificação pela fé em Cristo (graça). Você já nasceu de novo, mas precisa crescer no entendimento sobre a justiça de Deus através de Jesus, precisa crer corretamente sobre quem você é em Cristo.

“Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.” (Hebreus 5:13)

 

Não tenha medo de tomar a ceia, se você está em Cristo é Ele quem o torna digno.

Outra coisa, nós NÃO PRECISAMOS esperar o primeiro dia do mês para tomar a ceia. Você pode fazer isso de casa ou de qualquer lugar, em QUALQUER DIA e qualquer hora, junte-se com outros irmãos em Cristo e aproveite esse momento tão especial por mais vezes em sua vida.

Façam isso discernindo o corpo do Senhor. Vocês irão experimentar maravilhosos milagres pela fé.

Glória a Jesus!

Ao tomar a ceia nós anunciamos a morte de Jesus e CELEBRAMOS a ressurreição porque nós acreditamos num Deus VIVO!  \o/

O ÚNICO que é digno!

Aleluia!


Fique com Jesus!

 

* Alguns trechos do livro Destinados a Reinar e Favor Imerecido – Pr. Joseph Prince.

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  :)

Deixe também o seu comentário logo abaixo…

Comentários