A perspectiva tridimensional do evangelho

“Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus é proclamado o perdão dos pecados a vocês. Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela Lei de Moisés. (‭Atos‬ ‭13‬:‭38-39‬)

Deus é Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Nós somos um espírito, possuímos uma alma e habitamos em um corpo.

No evangelho não é diferente, é como uma lei da natureza, pois precisamos ser restaurados nessas 3 dimensões para que possamos voltar ao estado inicial antes da queda de Adão.

A visão tridimensional do evangelho faz a gente conseguir ver a profundidade de uma imagem da mesma forma que acontece no mundo físico. É a visão tridimensional que nos possibilita ver a profundidade do plano da criação, o propósito para o qual fomos criados.

E é incrível isso porque conforme crescemos nestas 3 dimensões, mais a glória da Deus começa a se manifestar em nossas vidas. É a restauração da IMAGEM DE DEUS em nós, o principal objetivo do evangelho.

Veja, todos os primeiros 23 textos deste site são textos que irão ajudá-lo a derrubar grande parte das FORTALEZAS RELIGIOSAS que a maioria dos cristãos são impregnados ao longo de sua jornada de nova criatura.

Fortalezas que forçam os cristãos a tentar fazer tudo aquilo que já foi feito por Jesus porque é isso o que a religião faz, ela diz que nós ainda precisamos fazer alguma coisa para ter um relacionamento com o Pai, diz que para sermos perdoados precisamos pagar pelos nossos pecados ou que precisamos cumprir boas obras para que o Pai nos aceite para então conseguirmos qualificação para entrar na presença dEle ou receber as Suas bênçãos.

A questão é que tudo isso, toda QUALIFICAÇÃO, nós só poderemos conquistar pela fé naquilo que Jesus JÁ FEZ por nós porque nunca poderíamos fazer o que Ele fez. Cumprir perfeitamente toda a justiça (Lei) sem nunca errar em nenhum só momento.

É deste ponto que nós SEMPRE devemos partir. Tudo na Nova Aliança começa a partir da CRUZ e quando temos a consciência de que somos perdoados e aceitos pela fé abandonamos a religião (auto-justiça), assumimos um relacionamento livre com o Pai e então estaremos aptos para dizer SIM à voz do Espírito Santo, fluir na Sua glória e cumprir o nosso propósito aqui nessa terra.

Olha só isso…

A PRIMEIRA DIMENSÃO do evangelho é ter a revelação da dimensão do PERDÃO do Pai.

É ter a convicção de que Deus Pai de forma alguma está zangado conosco, Ele jamais nos olha com raiva, Ele sempre nos olha como FILHOS AMADOS.

Ele jamais irá nos abandonar, pois fomos reconciliados com Ele por toda a eternidade. O pecado que nos separava do Pai jamais no separará novamente.

“Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados…” (2Co 5:19)

Todos os nossos pecados – passados, presentes e futuros – já foram perdoados e todo castigo que nós merecíamos foi despejado em Jesus no momento em que Ele tomou o nosso lugar e DERRAMOU de uma vez por todas o Seu sangue em favor de nós.

“Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o CASTIGO que nos trouxe paz estava sobre ele…” (Isaías‬ ‭53:5)‬

Quando temos a revelação da dimensão desse perdão somos libertos de todo sentimento de CULPA, CONDENAÇÃO…

É também através do perdão que somos restaurados do sintoma do MEDO que Adão também sofreu e é desta forma que a PAZ de Cristo se estabelece em nosso interior.

“E ele (Adão) respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e FIQUEI COM MEDO (de algum castigo), porque estava nu; por isso me escondi”.” (Gênesis‬ ‭3:10‬) ‭

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe CASTIGO. Aquele que tem MEDO não está aperfeiçoado no amor.” (1 João‬ ‭4:18)

Veja, se somos filhos amados significa que temos VALOR para o Pai. Foi por isso que Ele nos comprou por alto preço e nos tornou SANTOS, pois Ele pagou o valor do nosso RESGATE com o Seu sangue e nos separou para sermos Seus filhos.

“Vocês foram COMPRADOS por alto preço…” (1 Coríntios‬ ‭6:20)‬

“Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para SANTIFICAR o povo por meio do seu próprio sangue.” (Hebreus‬ ‭13:12‬)

“Pois ele nos RESGATOU do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.” (Colossenses 1:13,14)

O perdão é simbolizado pelo VINHO da ceia, é o sangue derramado.

“E disse-lhes: “Isto é o meu sangue da aliança, que é DERRAMADO em favor de muitos.” (Marcos‬ ‭14:24‬)

Jesus derramou o Seu sangue e Ele mesmo apresentou o Seu sangue diante de Deus como nosso Sumo Sacerdote para remover todos os nossos pecados (a nossa dívida) e a nossa condenação de uma vez por todas a fim de obter ETERNA redenção!

” … sem derramamento de sangue não há perdão.” (Hebreus 9:22)

“Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;” (Hebreus‬ ‭9:24‬)

“… pelo Seu próprio sangue, Ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.” (Hebreus 9:12)

É através do perdão que obtemos a restauração da imagem de Deus na nossa alma (1) porque podemos ter a consciência de que pela graça de Deus nós não somos mais órfãos, pois o pecado nunca mais poderá nos SEPARAR de Deus, o nosso PAI ETERNO!!

Aleluia!!

A SEGUNDA DIMENSÃO do evangelho é ter a revelação de que Deus não exige obras para que Ele nos aceite, pois somos JUSTIFICADOS (aprovados pelo Pai) exclusivamente PELA FÉ no que Jesus fez e não pelo que nós fazemos. Foi um presente, foi um dom, o DOM DA JUSTIÇA.

“… muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e o DOM DA JUSTIÇA reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.” (Romanos 5:17)

“Pois vocês são salvos pela graça, por MEIO DA FÉ, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; NÃO POR OBRAS, para que ninguém se glorie.” (Efésios‬ ‭2:8-9‬)

“Pois sustentamos que o homem é justificado PELA FÉ, independente da obediência à Lei (obras).” (‭Romanos‬ ‭3‬:‭28‬)

“Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é PELA FÉ, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.” ‭‭(Romanos‬ ‭1:17‬)

O Pai nos aceita por causa da obra perfeita de Jesus e quando temos essa revelação, todo sentimento de VERGONHA, INFERIORIDADE ou INDIGNIDADE vai embora, pois agora é Cristo quem nos TORNA DIGNOS para receber todas as PROMESSAS de Deus.

“dando graças ao Pai, que nos TORNOU DIGNOS (em Cristo) de participar da herança dos santos no reino da luz.” (Colossenses‬ ‭1:12)‬

Foi pela GRAÇA, um favor sem condição de merecimento!

É através da justificação pela fé que ficamos livres do FARDO de buscar pelo esforço próprio a aceitação de Deus e é através da justificação que temos DESCANSO para que possamos praticar boas obras não mais pela nossa própria capacidade, mas pela graça que nos capacita.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” (Mateus‬ ‭11:28‬)

A justificação tem a ver com o CORPO de Jesus (Deus Filho) que nós comemos na ceia (100% justo), pois o corpo simboliza a nossa dignidade, aquilo que fazemos e quando nós comemos do corpo de Cristo isso nos trás à memória o DOM DA JUSTIÇA que significa que a Sua perfeição foi CREDITADA a nós.

“… Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 4:24)

É neste ponto que obtemos a restauração da IMAGEM DE DEUS no nosso corpo (2)!

Aleluiaa!!

Estas duas primeiras dimensões tem a ver com aquilo que só o próprio Deus poderia fazer, foi por isso Ele enviou o Seu Filho, foi por causa do Seu amor por nós.

“Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus é proclamado o perdão dos pecados a vocês (1). Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas (2) das quais não podiam ser justificados pela Lei de Moisés. (‭Atos‬ ‭13‬:‭38-39‬)

Jesus, por sua maravilhosa graça, não apenas perdoou os nossos pecados pagando o preço para que nós fossemos separados para sermos filhos de Deus (santos), como Ele também nos tornou justos e dignos da herança (o seu Reino), pois o nosso Pai hoje além de nos chamar de filhos amados, Ele também se agrada de nós.

“Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado (1), em quem me agrado (2)”.”(Mateus 3:17)

Essa é a nossa IDENTIDADE!

“… porque neste mundo somos como Ele (Cristo).” (1 João 4:17)

Preste atenção agora…

É a combinação de sermos filhos amados (santos) em quem o Pai se agrada (justos) que possibilita a habitação do Espírito Santo em nós. A Presença de Deus.

Esse é o evangelho! Essa é a boa notícia!

No entanto, para que isso se TORNE REAL em nossas vidas é necessário que ocorra algo em nós.

O novo nascimento que é SIMBOLIZADO pelo batismo nas águas, o mesmo que o próprio Jesus fez com João Batista e é aí que vem a terceira dimensão.

É algo que acontece no nosso coração que é nosso espírito (3)…

A TERCEIRA DIMENSÃO do evangelho é onde a maioria das pessoas tem dificuldade de entender e viver. É a parte que cabe a nós…

O negar a si mesmo e o tomar a cruz.

“Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me (viver pela fé na minha imagem, a imagem de Deus, viver o evangelho), negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus‬ ‭16:24‬)

Creio que todos que lêem esse versículo pela primeira vez sentem um “frio na barriga”.

Isso acontece geralmente porque as pessoas têm uma impressão errada do que é negar a si mesmo porque logo depois lêem a parte seguinte que diz “tome a sua cruz” e isso na grande maioria das vezes é passado como uma coisa ruim e pesada porque a cruz que Jesus carregou no final do Seu ministério foi ruim e pesada.

A questão é, a vida que Jesus viveu foi ruim e pesada?

Eu não vejo dessa forma. Vejo Jesus vivendo com paixão algo que nenhum homem jamais havia vivido antes, uma nova realidade incrível de vida.

Jesus estava vivendo o Reino de Deus na terra, Ele era habitação da maior força do universo, o Espírito Santo.

Jesus curava pessoas, ressuscitava mortos, libertava cativos, profetizava, tinha palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, palavra de discernimento… Jesus vivia uma vida EXTREMAMENTE ABUNDANTE (a plenitude de vida que o homem pode viver sobre a terra). 

TODOS queriam estar perto de Jesus!!

E foi essa extrema vida abundante com poder que fez com que os religiosos ficassem com inveja e buscassem uma maneira de parar Jesus. Uma situação que todos nós também estamos sujeitos a passar enquanto estivermos nesse mundo.

Negar a si mesmo (deixar o orgulho) e tomar a cruz (deixar o egoísmo) é viver a maior libertação que o homem pode viver, a libertação de SI MESMO.

Viver só para si mesmo é O PIOR problema do homem. É a origem de todos os outros sintomas descritos acima que Jesus já nos redimiu e é a ORIGEM de todos os males da humanidade.

“… Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” (1 Pedro‬ ‭5:5‬)

É justamente isso que impede a nossa FÉ de fluir, pois a raiz da fé não é o esforço do homem em crer, a raiz da fé é a RENDIÇÃO, é o esvaziar a si mesmo.

“COMO VOCÊS PODEM CRER, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?” (‭‭João‬ ‭5:44‬)

Foi assim que tudo começou lá no Éden. Essa foi a queda do homem. Quando ele começou a olhar para si mesmo, provocando logo em seguida medo (ligado ao perdão 1) e vergonha (ligado à justificação 2), fazendo com que O PRÓPRIO HOMEM se afastasse de Deus e buscasse viver de acordo com o seu próprio discernimento do bem e do mal.

“… tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram (para si mesmo) e perceberam que estavam nus …” ‭‭(Gênesis‬ ‭3:6-7‬)

Porque os olhos deles abriram para si mesmo? Porque eles queriam ser COMO DEUS. Orgulho. Preferiram a glória do homem ao invés da glória de Deus.

Eles acreditaram na voz da MENTIRA do inimigo que disse:

“Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, COMO DEUS, serão conhecedores do bem e do mal”.” (Gênesis‬ ‭3:5‬)

Veja, nunca seremos como Deus olhando para nós mesmos, a única forma de sermos como Ele, é olhando somente para Ele, para a glória dEle!

“… CONTEMPLAMOS a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com GLÓRIA cada vez maior, a qual VEM DO SENHOR, que é o Espírito.” ‭‭(2 Coríntios‬ ‭3:18‬)

Negar a si mesmo e tomar a cruz, é sair dessa condição de Adão! É PARAR de ouvir essa voz da MENTIRA e começar a ouvir a voz da VERDADE, a voz do Espírito Santo (Espírito da Verdade – João 15:26).

Negar a si mesmo é ser HUMILDE ao ponto de reconhecer que Jesus é a verdade absoluta e carregar a cruz é DEIXAR O EGOÍSMO que significa não viver mais somente em busca do nossos próprios interesses, é ter um coração doador em todos os sentidos.

Isso é maravilhoso!!!  \o/

O que Adão e Eva fizeram foi parar de ouvir a voz de Deus para ouvir a voz do inimigo que SEMPRE NOS CONDUZ A OLHARMOS PARA NÓS MESMOS.

O problema é que não fomos criados para viver desta maneira. Nós DEPENDEMOS exclusivamente de Deus para obter a vida abundante aqui nessa terra. Nós precisamos ser conduzidos pela Sua voz para que a Sua glória preencha as nossas vidas e transborde para este mundo através de nós que estamos livres do egoísmo, pois fomos criados para sermos filhos amados que agradam o Pai.

Filhos que ouvem a Sua voz e obedece não por imposição, mas por causa de QUEM SOMOS (identidade), filhos que possuem um relacionamento íntimo com o Pai e que confiam nos Seus caminhos. Essa é a COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO, pois somente conseguiremos ter comunhão com o Espírito Santo quando a voz do nosso próprio “eu” diminui ao ponto da voz do Espírito Santo se tornar audível em nosso coração.

“porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Romanos‬ ‭8:14‬)

“Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos… ” (Isaías‬ ‭55:9‬)

Aleluiaaa!!

Você está satisfeito com a maneira que o mundo vive? Então continue vivendo debaixo da glória do homem e do egoísmo.

Agora, se não está satisfeito com o resultado desse estilo de vida, negue esse estilo de vida e assuma o estilo de vida do Reino de Cristo, pois não é possível viver o Reino de Deus aqui na terra enquanto nós somos o centro das nossas vidas.

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo…” (Filipenses 2:5-7)

Esse é o processo… Quanto mais nos esvaziamos de nós mesmos nos enchendo da nossa real identidade em Cristo (inspiração/adoração), mais AMAREMOS COMO JESUS AMOU e mais fluiremos no PODER DE DEUS porque é desta forma que nos enchemos do Espírito Santo todos os dias!

“Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão RIOS DE ÁGUA VIVA”. Ele estava se referindo ao Espírito…” (João 7:38,39)

Se eu me sinto condenado quando sou confrontado pela Palavra de Cristo é sinal de que ainda não entendo o quanto sou perdoado, se eu sinto que é difícil demais praticar é porque ainda preciso crescer na revelação da justificação pela fé, se eu me sinto ofendido é porque ainda estou apegado ao meu orgulho (negar a si mesmo), se eu me sinto desconfortável é porque o egoísmo ainda fala mais alto (tomar a cruz), mas se eu pego fogo é porque eu tenho fome de Deus para crescer em todos estes pontos e viver a verdadeira vida abundante aqui nesta terra TRANSFORMANDO ESSE MUNDO PELO AMOR DE CRITO!

“… COMO EU os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus DISCÍPULOS…” (João 13:34-35)

“Portanto, vão e façam DISCÍPULOS de todas as NAÇÕES… ” (Mateus 28:19)

“… vim para que tenham VIDA e a tenham em ABUNDÂNCIA.” (João 10:10)

Jesus é a ÚNICA RESPOSTA para a humanidade porque a ÚNICA SAÍDA é o AMOR!

E Cristo é a MAIOR referência de amor que já existiu em toda a história da humanidade.

RESPONDEU Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14:6)

“… Deus é amor.” (1 João 4:8)

 

“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” (Apocalipse 4:11)

\o/

 

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  :)

Deixe também o seu comentário logo abaixo…

Comentários