Buscando o Reino e a sua justiça

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” (Mateus‬ ‭6:33‬)

Este entendimento pode virar a chave da sua vida espiritual…

Certamente um dos versículos mais importantes da Bíblia.

Um versículo que pode transformar a vida de qualquer pessoa.

Digo isso por experiência pessoal, pois a minha vida tem sido transformada todos os dias por causa da prática dessa palavra.

Outro dia ouvi uma pessoa comentar: – Poxa, eu me dediquei tanto ao Reino, fiz isso e aquilo para Deus, mas Ele não cumpriu a parte dEle e não me deu aquilo que estava pedindo. Estou chateada.

Vamos começar por aqui…

Primeiramente, a raiz deste versículo não são as obras.

Buscar fala de ir em busca de alguma coisa que precisamos.

É um texto que fala sobre algo que Jesus JÁ nos DEU e que precisamos estar CONSCIENTES disso para que então as obras se manifestem.

Muitas pessoas focam nas obras antes mesmo de saberem quem são e o que tem disponível. Querem fazer antes de crescerem em relacionamento com o Pai e entenderem o seu verdadeiro propósito de vida.

Em alguns casos fazem para conquistar a aceitação de Deus e em outros fazem só porque querem as coisas acrescentadas.

A busca começa pelo relacionamento.

“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.” Jeremias 29:13

E continua junto com a meditação.

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.”‭‭ (Josué‬ ‭1:8‬)

A meditação é o caminho para enchermos o nosso coração, é a busca pela consciência, a busca pelo entendimento revelado.

“… a meditação do meu coração trará entendimento.” (Salmos‬ ‭49:3‬)

O Reino de Deus hoje é uma dimensão espiritual e existe uma diferença entre ounir falar que algo existe e estar consciente da sua existência. Ouvir que existe é superficial, estar consciente é ter a consciência de uma condição real, é ter revelação, é estar com o coração CHEIO.

Davi disse: “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.” (Salmos‬ ‭119:97‬)

Todos nós meditamos naquilo que amamos, ou seja, aquilo que damos mais VALOR, e quanto mais meditamos, mais ficamos com o coração cheio e mais falamos sobre o assunto. É quando nos apaixonamos por algo.

“… Pois a boca fala do que está CHEIO o coração.” (Mateus‬ ‭12:34)

Meditar é como “pensar com o coração” (espírito), um pensamento mais profundo, uma reflexão. É uma das formas que o Espírito Santo mais nos ensina, pois o nosso principal canal de comunicação com Deus é o nosso espírito, a comunhão com o Espírito Santo.

Se você sabe se preocupar então você também sabe meditar e isso é uma escolha de cada pessoa…

“Portanto eu digo: NÃO SE PREOCUPEM com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir…” (Mateus‬ ‭6:25‬)

“BUSQUEM, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça…” (Mateus‬ ‭6:33‬)

Todos nós vivemos com base naquilo que nos preocupamos. E se nós estamos mais preocupados com as coisas naturais é sinal de que o Reino já foi colocado em segundo plano.

Veja…

No momento em que Jesus foi batizado por João Batista Ele estava praticando perfeitamente a justiça da antiga aliança, a Lei.

“Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.” (Mateus‬ ‭3:15‬)

Jesus havia acabado de completar 30 anos de idade, e na cultura judaica quando o filho faz 30 anos de idade o pai pode declarar publicamente seu filho para ser o herdeiro ou escolher um filho adotivo em seu lugar.

Portanto, naquele momento o Pai entregou os direitos da herança para o Seu Filho Jesus, e essa herança era nada mais, nada menos, que o ESPÍRITO SANTO!

O Reino de Deus. O domínio. O governo. A autoridade. O poder através da filiação.

“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria NO ESPÍRITO SANTO;” (Romanos‬ ‭14:17‬)

Foi neste momento que todas as gloriosas riquezas dos céus se tornaram disponíveis para Jesus, pois tudo o que Ele fez em Seu ministério aqui na Terra foi através deste acesso…

Todos os milagres, todas as multiplicações de pães, toda a sabedoria, todo o conhecimento e todas as ressurreições, inclusive a dEle.

“… Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos…” (Romanos‬ ‭8:11‬)

Um Reino de poder!

“Pois o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em PODER.” (1 Coríntios‬ ‭4:20‬)

Esta palavra “poder” vem da palavra grega “dunamis”, que significa o poder explosivo do Espírito Santo com uma conotação de dinamite e dinâmica. O poder criador.

Jesus passou a carregar sobre si o poder criador das galáxias e o mais incrível é que Ele estava totalmente CONSCIENTE DISSO.

Você já se perguntou porque o Espírito Santo veio como uma pomba?

“Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele.” (Marcos‬ ‭1:10‬)

Você pode reparar que de uma maneira geral o Espírito Santo é a dimensão de Deus mais esquecida pelo corpo de Cristo.

Jesus sabia que cada passo que Ele desse era necessário que estivesse consciente da pomba, da mesma forma que seria se fosse um animal de verdade.

Assim deve ser conosco, o Reino JÁ NOS FOI DADO quando aceitamos a Jesus, mas precisamos estar CONSCIENTES disso, pois o Reino de Deus é uma realidade já disponível no Espírito Santo.

Para isso precisamos ser como crianças!

Ter FOME por APRENDER sobre a cultura do Reino conhecendo Jesus (tudo o que Ele fez e ensinou) e principalmente crescer em humildade porque só aprende quem é humilde.

“Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.” (Mateus‬ ‭18:4‬)

É exatamente assim que funciona, quanto mais fome temos, mais buscamos, mais nos tornamos conscientes e mais vivemos essa realidade.

É incrível!  \o/

– Mas e com relação à sua justiça?

“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas JUSTIÇA, paz e alegria no Espírito Santo;” (Romanos‬ ‭14:17‬)

Jesus destacou a justiça do Reino porque a justiça é o ponto crucial do evangelho. Tem a ver com a nossa IDENTIDADE.

Foi o que aconteceu logo após Jesus ter recebido o Espírito Santo.

“… e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, de quem me agrado”.” (Mateus‬ ‭3:16-17‬)

O poder nunca pode andar separado da nossa identidade.

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2 Timóteo‬ ‭1:7‬)

A justiça é o amor, é a imagem de Deus, é o cumprimento da Lei, é quem Cristo nos tornou, é quem fomos criados para ser, é o nosso CARATER em Cristo.

“… o amor é o cumprimento da Lei (justiça).” ‭‭(Romanos‬ ‭13:10‬)

“… Deus é amor …” (1 João 4:16)

“Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nEle nos tornássemos JUSTIÇA DE DEUS.” (2 Coríntios‬ ‭5:21‬)

Jesus foi perfeito diante de Deus cumprindo a Lei e Ele nos DEU essa conquista pela GRAÇA, por isso recebemos o Espírito Santo (a herança) quando aceitamos a dádiva da justiça pela fé, quando aceitamos a identidade de filhos.

“dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da HERANÇA dos santos no REINO da luz.” (Colossenses‬ ‭1:12‬)

“Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o ESPÍRITO SANTO da promessa, que é a garantia da nossa HERANÇA…” (Efésios‬ ‭1:13-14‬)

Por isso Jesus precisou morrer, para deixar a herança que Ele recebeu do Pai aos co-herdeiros, nós…

“Mas eu afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro (Espírito Santo) não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei.” (João‬ ‭16:7‬)

Esse é o NOVO TESTAMENTO.

“No caso de um testamento, é necessário que se comprove a morte daquele que o fez; pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo quem o fez.” (Hebreus‬ ‭9:16-17‬)

Obrigado Jesus!!!

A consciência da nossa identidade como filhos de Deus transforma o nosso PROPÓSITO DE VIDA e nos conduz ao AMOR que é o propósito básico para toda a humanidade.

“Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, SE NÃO TIVER AMOR, nada serei.” (1 Coríntios‬ ‭13:2‬)

Agora preste atenção nisso…

Nós não teremos todas as nossas necessidades acrescentadas porque nós estamos fazendo boas obras para o Reino, não é uma questão conquistar. Tudo já nos foi dado! As boas obras são os frutos de quem Jesus nos tornou.

Nós teremos todas as nossas necessidades acrescentadas porque nós nos POSICIONAMOS corretamente com base na consciência em nossa identidade no Reino de Deus (filhos) e a herança que temos por causa do nosso relacionamento com o Pai.

É o resultado da nossa BUSCA por TUDO o que JESUS NOS REVELOU, o Rei do Reino!

“Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no ÍNTIMO DO SEU SER com PODER, por MEIO do seu ESPÍRITO, para que Cristo habite no CORAÇÃO de vocês mediante a fé; … Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, DE ACORDO com o SEU PODER que atua EM NÓS,” (Efésios‬ ‭3:16-17, 20‬)

É nos posicionarmos como reis e senhores neste mundo, verdadeiros cristãos, embaixadores que trazem a cultura do Reino para esta Terra, que representam JESUS!

Aquele que “… é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,” (1 Timóteo‬ ‭6:15‬)

Aleluiaaaaa!  \o/

Busque essa consciência!

Não se esqueça da Pomba!

Ela está sobre você!

“… Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo.” (Mateus‬ ‭25:34‬)


Amém!

 

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  :)

Deixe também o seu comentário logo abaixo…

Comentários