A cruz é para todos

“Jesus dizia a TODOS: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” (Lucas‬ ‭9:23)‬ ‭

Esse texto era para ser o quarto vídeo do youtube, mas gostei tanto que quis deixar aqui no blog. Leia com atenção até o final. 🙂

Por um bom tempo achei que Jesus havia carregado a minha cruz, mas de uns tempos para cá, enquanto cresço em maturidade no amor do Pai venho descobrindo que na realidade quando nos posicionamos conforme a justiça de Deus existe uma cruz para carregarmos todos os dias e antes que você pense estou pregando a “teologia do sofrimento” deixa eu explicar o que quero dizer.

Jesus foi na cruz por nós, mas tudo o que Ele fez foi como exemplo para nós, Ele é o nosso modelo a ser seguido.

Ele nos disse: “… tome diariamente a sua cruz e siga-me.” (Lucas‬ ‭9:23)‬

A obra de Cristo que foi consumada à quase 2.000 anos foi a disponibilização do modelo perfeito a ser seguido. A obra de Cristo nos dá todos os recursos que precisávamos para seguirmos o caminho do Reino de amor do Pai que produz a verdadeira vida abundante que fomos criados para viver desde a fundação do mundo. A realidade do céu na terra.

Negar a si mesmo é se fazer humilde diante do Pai para “assentarmos à mesa com Ele e ceiarmos“, símbolo do nosso relacionamento com Ele em liberdade.

Esse relacionamento naturalmente muda o nosso coração e a nossa maneira de pensar. Quando isso acontece nós começamos a ver coisas que a gente não via antes em nosso lar, no trabalho, nas amizades, na igreja… Começamos a ver as injustiças e a falta de amor que não víamos antes. E isso começa a nos impulsionar para atuar ativamente na mudança destas situações.

É nessa hora que o carregar a cruz se torna uma realidade. Quando damos a nossa vida pela causa de Cristo que é a salvação dessas pessoas bem como a expansão da influência do Reino de Deus sobre a terra, um Reino de justiça, paz e alegria.

Carregar a cruz se torna uma realidade quando nos submetemos à possibilidade de retaliação daqueles que são contra a justiça de Deus no momento em que nos POSICIONAMOS com ela.

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.” (Mateus‬ ‭5:10-12)‬

Carregar a cruz é não resistir ao perverso, mas ama-Lo.

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu digo: Não resistam ao perverso…” (Mateus‬ ‭5:38-39)‬ ‭

“… Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus…” (‭‭Mateus‬ ‭5:44-45)‬

Quando carregamos a cruz, a gente expõe a maldade que está na outra pessoa, a gente expõe a injustiça praticada por ela.

Jesus na cruz era a exposição do estado da humanidade. A revelação do quanto a humanidade era contra o amor. O quanto a humanidade odiava a Deus. O resultado da mentira dentro de nós.

“Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.” (João‬ ‭15:18-19‬)

‭‭Em João‬ ‭7:7‬ ‭diz que isso acontece porque quando nos posicionamos contra a injustiça damos testemunho de que o que o mundo faz é mau.

Gandhi foi um bom exemplo de como é carregar a cruz, mesmo não se dizendo cristão. Ele fez o que fez porque aprendeu esse princípio com o próprio Jesus. Se quiser saber mais da história dele procura pelo filme ou pelo livro.

Sempre que você se deparar com uma situação de injustiça você precisará escolher entre ir ao próximo nível do seu relacionamento com Deus ou se você vai se moldar ao padrão de injustiça dos homens para ser aprovados e amado por eles.

Muitos vão dizer: – Esse negócio de carregar a cruz é coisa de crente bobo.

Essa expressão revela a mentalidade de uma pessoa que se sente ofendida e humilhada quando alguém faz algo contra ela.

A realidade é que só se ofende quem é orgulhoso e só se sente humilhado quem não é humilde.

Sinal de imaturidade.

Essa pessoa não entende o que está acontecendo na dimensão espiritual. Está sendo influenciada pelo mesmo espírito que influenciou Pedro quando Jesus falou sobre esse assunto:

“Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!” Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará.” (‭‭Mateus‬ ‭16:22-25‬)

Existem dois tipos de pessoas que evitam o carregar a cruz. As pessoas que ainda nem negaram a si mesmas, ou seja, ainda não nasceram de novo e as pessoas que nasceram de novo, mas ainda não alcançaram maturidade suficiente para carregá-la.

Enquanto a gente não buscar maturidade e disser “sim” para a nossa cruz, o local aonde podemos exercer influência continuará em trevas e sofrendo. As pessoas continuarão sendo manipuladas e oprimidas pela influência maligna ao mesmo tempo que estaremos estagnados em nosso relacionamento com o Pai e não estaremos experimentando mais da vida que Ele tem para nos dar.

Jesus foi crucificado apenas porque disse a verdade e é isso que a mentira faz, Ele crucifica a verdade.

“Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nEle nos tornássemos justiça de Deus.” (2 Coríntios‬ ‭5:21)‬

Esse é o processo. Jesus expõe os nossos pecados carregando a cruz dEle para que a gente possa confessar a nossa situação de injustiça e nós nos arrependemos mudando a nossa mentalidade sobre a verdadeira justiça que vem de Deus que é o resultado prático do amor dEle em nós.

Nos tornarmos justiça de Deus significa que recebemos a REVELAÇÃO de como é agir em amor. De como é agir com base na justiça de Deus. Algo substancial que recebemos em nosso ser. A própria salvação, a reconciliação com o amor do Pai.

Dessa forma nós nos tornamos aptos para fazer com o próximo a mesma coisa que Jesus fez conosco!

No versículo anterior diz: “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (2 Coríntios 5:20)

A gente carrega a cruz expondo a injustiça do próximo e liberamos perdão à eles para que eles também recebam a revelação da justiça de Deus.

Foi exatamente o que Estêvão fez:

“Mas eles taparam os ouvidos e, dando fortes gritos, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, tendo dito isso, adormeceu.” (Atos‬ ‭7:57-60‬)

Eu pergunto a você: Estêvão era bobinho?

Creio que não porque foi com Jesus que ele aprendeu a fazer isso.

“Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”…” (Lucas‬ ‭23:34‬)

Simplesmente a maior expressão de amor que alguém pode fazer.

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” (‭‭João‬ ‭15:13‬)

Quando nós perdoamos as injustiças do próximo contra nós que é o que está acontecendo no momento em que estamos carregando a cruz algo acontece no mundo espiritual. O mesmo processo que aconteceu através de Jesus para nós acontece para a pessoa que estamos perdoando.

“Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”. (‭‭João‬ ‭20:23‬) ‭

Essa atitude de amor de Estêvão fez com que Paulo fosse alcançado. O que Estêvão fez liberou algo em Paulo que se tornou nada mais nada menos que o escritor de praticamente dois terços do novo testamento e expandiu o Reino de Deus para grande parte do mundo conhecido da época.

Quando a Bíblia fala que por Suas feridas fomos sarados, está falando que por Jesus ter mostrado a nossa situação carregando a Sua cruz, nós conseguimos enxergar o que não estávamos vendo sobre nós mesmos e então sermos sarados não só na questão física, mas em todos os sentidos.

Se nós não confessarmos que precisamos de salvação nós nunca poderemos ser sarados e nós nunca poderemos confessar se alguém não nos mostrar.

É isso que nós fazemos com o próximo também!

Na cruz Jesus fez espetáculo público do resultado das obras das mentiras proferidas pelos principados e potestades.

“e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” (Colossenses‬ ‭2:15‬)‭

Nós não conseguimos experimentar a cura se nós não reconhecermos o nosso estado de doença. Nós não conseguimos experimentar a vida se nós não reconhecermos o nosso estado de morte.

Os sofrimentos de Cristo não significam uma vida sofredora cheia de tristezas. Os sofrimentos de Cristo significam viver em prol de uma ALEGRIA MAIOR tanto para nós quanto para o próximo.

“Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.” (1 Pedro 4:13)

Significa ir mais fundo no relacionamento com Deus bem como salvar mais pessoas da morte em que elas estão.

“… Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.” (‭‭Hebreus‬ ‭12:2‬)

Ou seja, tanto Jesus quanto as pessoas que foram alcançadas pelo o que Ele fez experimentaram os benefícios da cruz que Jesus carregou.

Sem isso o mundo não pode ser transformado!

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Filipenses‬ ‭2:5-11‬)

Aleluiaaa!!!

Jesus é incrível!!!

 

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  :)

Deixe também o seu comentário…

Comentários