Firmes contra as ciladas do inimigo

“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os principados, contra as potestades, contra os dominadores deste século…” (Efésios 6:11-12)

Por muito tempo eu entendi que a gente precisava derrotar os demônios.

Houve épocas até que pastores subiam de helicóptero para tentar derrotar as potestades do ar.

Porém, a grande verdade é que Jesus JÁ DERROTOU o inimigo!

“… Eu venci o mundo.” (João 16:33)

Jesus já destruiu as obras do diabo!

“… Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.” (1 João‬ ‭3:8)‬

A obra já está consumada!

“… Jesus disse: “Está consumado! …” (João‬ ‭19:30‬)

Nós não lutamos PARA a vitória, nós lutamos DA vitória!

“e, tendo despojado os principados e as potestades, fez deles um espetáculo público, TRIUNFANDO SOBRE ELES na cruz.” (Co 2:15)

Por isso Jesus disse: “… Foi-me dada TODA a AUTORIDADE no céu e na terra.” (Mateus 28:18)

E se Jesus tem TODA a autoridade o inimigo não tem NENHUMA.

Aleluia!  \o/

– Mas se o inimigo já foi derrotado qual é então a nossa batalha?

A nossa batalha é a batalha da FÉ NESSA VITÓRIA, e o campo dessa batalha é a nossa MENTE.

“Combata o bom combate da fé…” (1Tm 6:12)

É uma batalha que visa quebrar todas as barreiras mentais influenciadas por espíritos malignos que impedem as pessoas de usufruírem de todos os benefícios do evangelho.

São barreiras (crenças falsas) que tentam se colocar acima de Deus que faz com que você acredite que Jesus não era quem Ele era e que Ele não fez o que Ele fez!

“mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.” (1Jo 4:3)

Veja…

O espírito anti-Cristo não é um espírito anti-religião, nem é um espírito anti-Deus…

É um espírito anti-JESUS CRISTO. É um espírito que diz que Jesus não é o Cristo, isto é, não é o ungido de Deus (aquele que possui o Espírito Santo), não é o Filho de Deus, não é o nosso Salvador.

“O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a MENTE de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e PURA devoção A CRISTO.” (2Co 11:3)

“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” (1 Tm 4:1)

A estratégia do inimigo sempre foi desviar o nosso foco, quando ele encontra uma mente fraca no entendimento da Palavra de Cristo, ele vem para oprimir essa pessoa com conclusões mentirosas…

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruir FORTALEZAS; anulando nós SOFISMAS e toda ALTIVEZ que se levanta contra o conhecimento de Deus…” (2Co 10:4-5)

Do mais fraco para o mais forte:

ALTIVEZ é um pensamento com mais freqüência, um pensamento que aos poucos ganha proporção em nossa mente.

SOFISMAS é um raciocínio falso com aparência de lógico. Um exemplo seria: Deus é amor. Deus está no controle de tudo. Meu filho morreu. Logo, Deus não existe.

O diabo usa isso para que nós tenhamos conclusões anti-bíblicas e que podem nos levar à criar FORTALEZAS, que é uma conclusão profunda de que aquele sofisma que você chegou é a verdade.

O inimigo sabe que se ele dominar a nossa mente ele domina também as nossas ações, pois agimos conforme os nossos pensamentos. Por isso devemos vestir a nossa armadura que é a nossa mentalidade (a forma como os nossos pensamentos estão “vestidos”).

“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as CILADAS do diabo…” (Efésios 6:11)

Essa palavra “ciladas” no grego é “metodéia” que significa: esquema tático para enganar mentalmente um oponente.

É para essa batalha que devemos nos preparar todos os dias para que sejamos inabaláveis!

“… vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer INABALÁVEIS…” (Efésios 6:13)

É uma batalha na qual nós vestimos a nossa própria armadura bem como ajudamos os outros a vestirem a sua, e o mais legal é que novamente nós podemos ver aquelas mesmas 3 dimensões que vimos nos textos anteriores: perdão, justificação e o negar a si mesmo.

Olha que legal (Efésios 6:14-17)…

1. Em Cristo possuímos o CAPACETE DA SALVAÇÃO porque Jesus nos salvou da condenação. Ele derramou o Seu sangue por nossos pecados passados, presentes e futuros e hoje com o nosso capacete da salvação não precisamos mais ter uma consciência culpada de alguém que está sob condenação.

2. Em Cristo possuímos a COURAÇA DA JUSTIÇA porque Cristo nos justificou. Ele conquistou a aceitação de Deus cumprindo perfeitamente a Lei e pela Sua graça nos concedeu o dom da justiça que nós recebemos pela fé para que não sejamos mais indignos de nos achegar à Sua Presença bem como de receber a Sua herança.

3. Como Cristo nós CALÇAMOS O EVANGELHO DA PAZ quando negamos o nosso egoísmo e vivemos com o mesmo objetivo de vida de Jesus, que é amar as pessoas da mesma forma que Ele amou. Não sendo mais guiados pelos nossos próprios interesses, mas pelo Espírito Santo, através da comunhão que temos com Ele.

Tudo isso é sustentado pelo CINTO DA VERDADE, protegido contra os dardos inflamados pelo ESCUDO DA FÉ e afiado na Palavra de Deus, a nossa ESPADA DO ESPÍRITO, que é o que utilizamos para rebater qualquer tentativa de ataque do inimigo.

– Mas como eu faço para vestir essa armadura?

É simples, basta RENOVAR A SUA MENTE com a Palavra de Cristo…

Não foi à toa que Paulo implorou para que os cristãos renovassem suas mentes constantemente.

“Rogo-lhes (Imploro) … Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela RENOVAÇÃO da SUA MENTE, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)

Renovar a mente com a palavra de Cristo é uma prática fundamental na vida de todos, pois é a nossa FONTE de FÉ em todas as partes que compõem a armadura de Deus.

“… a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos‬ ‭10:17‬)

É através da renovação da mente que nós ficamos mais conscientes das coisas do Reino ao invés de ficarmos mais conscientes das coisas da carne (mundo), pois a nossa mente inevitavelmente será renovada com alguma coisa, por isso não permita que o inimigo a renove no lugar de Cristo!

“Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo FIRMES NA FÉ…” (1Pedro 5:8-9)

Mais uma vez encorajo você a fazer um intensivo com relação à sua mente. Se você ainda não fez, clique aqui neste link, coloque aquelas mensagens no seu celular, computador ou aparelho mp3 e ouça todos os dias.

Isso fez TODA A DIFERENÇA na minha vida. Foi quando eu comecei a fazer isso que a minha vida foi completamente transformada, a FÉ VEIO, o meu relacionamento com o Pai decolou e eu comecei a ser vencedor em diversas batalhas na qual ainda não possuía domínio.

Você vai ver, quando a nossa mente está preenchida com a cultura de Jesus começamos a entender como cultura do mundo funciona e como ela leva as pessoas à destruição e a todo tipo de problema na vida.

Não espere as situações ficarem difíceis para você vestir a armadura. Ninguém se prepara para a batalha durante a batalha, mas ANTES, quando as coisas estão mais calmas.

Quando a sua mente estiver revestida da armadura de Deus você ficará muito mais sensível à voz do Espírito Santo e terá recurso para vencer as pressões externas que sofremos todos os dias.

É uma questão de substituição. A nossa mente nunca pensa em duas coisas ao mesmo tempo. Você pode até pensar sobre diversos assuntos alternadamente, mas NUNCA ao mesmo tempo.

Por isso, é impossível ficarmos ansiosos, com medo ou estressados se a nossa mente estiver OCUPADA (revestida) pela armadura de Deus.

Toda vez que pensamentos errados vierem em sua mente não se sinta culpado por isso, apenas TRAGA DE VOLTA à sua mente os pensamentos que condizem com os de Jesus e o que Ele fez por você.

MANTENHA os seus pensamentos “cativos a obediência de Cristo” que significa manter os seus pensamentos alinhados com os pensamentos de Jesus porque Ele é a nossa referência de obediência na terra.

“… levando cativo todo PENSAMENTO à obediência de Cristo” (2Co 10:4-5)

“… Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios‬ ‭2:16‬)

É incrível que quando temos a mente de Cristo baseada na VERDADE nós vencemos a mentalidade decaída deste mundo baseada na mentira.

Isso porque a verdade SEMPRE VENCE!

Faça a manutenção da sua armadura TODOS OS DIAS, esteja consciente da autoridade que está disponível para você no nome de Jesus e seja uma pessoa INABALÁVEL!

Aleluiaa!!

 


Fique com Jesus!

 

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  :)

Deixe também o seu comentário logo abaixo…

Comentários