Livrando-se das ofensas

“Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” (João‬ ‭8:36‬)

Quero compartilhar com vocês algo que tem ardido no meu coração nos últimos dias.

Por algum motivo eu achei que já estava resolvido com relação a este assunto, mas não, na verdade esse conceito de estar sabendo o suficiente é uma grande mentira.

Nós nunca devemos achar que já sabemos o suficiente sobre qualquer assunto, pois essa postura nos levará a uma posição de arrogância e retrocesso.

O aprendizado é o combustível para uma vida onde flui rios de águas vivas. Creio que continuaremos a aprender até mesmo depois da nossa ressurreição, pois a beleza da santidade do nosso Pai jamais terá fim.

O assunto que ainda arde no meu coração é o assunto identidade e o quanto a falta dessa revelação afeta todas as áreas das nossas vidas.

A revelação da nossa verdadeira identidade determinará por quem ou pelo quê seremos guiados como também determinará a quantidade de vezes que seremos ofendidos pelas pessoas ou pelas circunstâncias dia após dia.

É um processo natural no mundo em que vivemos. Todos nós crescemos ouvindo a sabedoria deste mundo e aprendemos a buscar CONSTRUIR o nosso próprio VALOR.

Por esse motivo nós naturalmente tentamos construir a nossa IDENTIDADE com base naquilo que o mundo valoriza para nos sentirmos bem de acordo com o padrão dos homens (Mamon).

Foi neste ponto que o Espírito Santo me mostrou que TODAS as vezes que nós nos sentimos ofendidos é sinal de que a nossa identidade está atrelada ao motivo da ofensa, ou seja, quando alguém ou alguma circunstância toca em algum desses valores que estamos tentando proteger ou construir para definir quem nós somos.

Todos nós somos facilmente ofendidos porque todos nós caímos na tentação do orgulho, o mesmo pecado de Adão, o pecado original.

E a boa notícia é que é possível sim sermos livres das ofensas e o caminho para isso é abrir mão desse orgulho, ou seja, desses valores do mundo, dessa identidade que nós mesmos tentamos criar que se chama: velha criatura.

Esse é o processo de negar a si mesmo (rendição/novo nascimento) que Jesus disse que precisávamos passar para conseguir segui-Lo e viver a verdadeira vida abundante.

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” (Efésios‬ ‭4:22-24‬)

Esse versículo é muito bom, ele fala sobre a transição da velha identidade para a nova identidade e ele nos dá o caminho para essa transição.

É aqui que muitos de nós travamos porque achamos que essa transição é algo complexo e mirabolante. Algo quase que impossível de ser alcançado o que na verdade não é.

O caminho é APENAS renovar o nosso modo de pensar através da revelação da verdade.

Viver no novo modo do Espírito (Rm 7:6), o modo da verdade.

“Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai…” (João‬ ‭15:26‬)

Veja, a natureza pecaminosa é a identidade distorcida do homem que vem do orgulho que é a própria carne, portanto, para nos vestirmos da natureza de Deus (Espírito Santo) precisamos somente fazer o contrário com base na verdade.

“A mentalidade da carne (orgulho) é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;” (Romanos‬ ‭8:6‬)

Simples assim.

Outra dificuldade que nós temos para nos despir da velha criatura é porque ainda achamos que os valores criados pelo nosso orgulho humano são realmente verdadeiros, mas a verdade é que tudo o que o mundo considera como valioso é passageiro e ilusório que só produz morte e destruição quando são colocados acima dos valores de Deus.

O velho homem só consegue ver valor nas coisas visíveis, mas o valor do Pai é eterno e não poderá ser roubado de nós.

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam.” (Mateus‬ ‭6:19-20‬)

Você sabe qual é esse tesouro?

A revelação da verdade.

Foi o que Jesus disse a Marta.

“Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a Sua palavra.” (Lucas‬ ‭10:39‬)

“Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e ESTA NÃO LHE SERÁ TIRADA”. (Lucas‬ ‭10:41-42‬)

Se você não sabe, conhecimento é o bem mais precioso no mundo corporativo, agora imagina ter a verdade sobre a criação? Saber quem Deus é, quem nós somos, como ter intimidade com o Pai e como usufruir da nossa herança como filhos?

O problema não é possuir bens materiais, a questão é colocar o nosso CORAÇÃO nisso, ou seja, de atrelar a nossa identidade à estas coisas. Como se esses valores do mundo (o que temos, o que fazemos, o que vestimos… ) determinassem QUEM nós somos.

“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus‬ ‭6:21‬)

Uma outra forma de saber qual é o nosso tesouro (coração/identidade/valores) é descobrir aquilo que nós somos incapazes de abrir mão ou temos medo de perder (passagem do jovem rico).

Veja, o nosso coração é a porta do nosso espírito e o espírito é o local onde habita a nossa identidade.

“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos‬ ‭8:16‬)

Isso porque fomos criados para ter acima de tudo um TESOURO INTERNO que é a verdade sobre o nosso valor.

Adão caiu porque quis ser como Deus e CRIAR uma nova identidade. Por isso Adão morreu espiritualmente porque Adão perdeu o seu valor original tentando agora criar valor com base nas coisas externas e passageiras desse mundo.

O orgulho é um DARDO INFLAMADO do inimigo que nos tenta a criar algo diferente do que Deus criou deturpando os Seus valores originais.

E se nós não reconhecermos esse processo dentro de nós ele nos fará mudar a nossa forma de pensar sobre nós mesmos e isso que nos levará a uma vida repleta de crises de identidade, ou seja, de OFENSAS.

Essa é a origem de todo mal. Quando o homem se torna egoísta, pois tudo se trata dos seus próprios interesses, isto é, proteger e construir essa identidade humanista e mundana em seu coração.

“Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro (identidade falsa/valores falsos) e tornam o homem impuro”.” (Marcos‬ ‭7:21-23‬)

Assumir os valores da verdade que está em Cristo Jesus é o caminho para a transformação e de uma vida livre em todos os sentidos.

Eu estou me divertindo muito com essa revelação!!

Uma das coisas que eu mais desejei e toda a minha vida!

LIBERDADE!

Ser livre do que as pessoas fazem contra mim, livre das coisas, livre das circunstâncias, livre das opiniões dos homens, livre da rejeição, livre da carência, livre da culpa, livre da condenação, livre do medo, livre da ansiedade, livre da preocupação, livre da falta de esperança………

Fomos criados para sermos livres!

Bem resolvidos!

Foi para isso que Jesus veio!

Para nos SALVAR de todas essas mentiras!

Inclusive do medo da morte!

A verdadeira liberdade flui quando nós nos colocamos numa posição de HUMILDADE diante da verdade de Cristo o que nos possibilita ter DOMÍNIO sobre todas as coisas que estão nessa terra porque nada mais irá nos guiar além do Espírito Santo e POR CAUSA DISSO tudo estará ao nosso alcance.

“Bem-aventurados os HUMILDES, pois eles receberão a terra por herança.” (Mateus‬ ‭5:5‬)

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.” (João‬ ‭8:32‬)

\o/

Vamos lá gente!

Quem você quer ser?

Essa pessoa que o mundo está lhe vendendo (gloria dos homens/reino dos homens) ou quem Deus te criou para ser (gloria de Deus/Reino de Deus)?

Ser como o mundo diz vai nos levar aos mesmos frutos que podemos ver todos os dias no noticiário e nos programas de fofoca, ser quem Deus diz quem nós somos nos levará à VIDA ABUNDANTE dos filhos de Deus!

“O ladrão (o mentiroso) não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10)

Faça esse exercício, é muito legal… Fique atento SEMPRE que o sentimento de ofensa surgir no seu coração.

Quando surgir, é sinal de que você está definindo a sua identidade com base no motivo dessa ofensa. Peça ao Espírito Santo para lhe mostrar a origem, Ele vai te ajudar.

Se você quer ser quem Deus te criou para ser negue esse valor vazio (identidade falsa), tome para si os valores de Jesus (identidade verdadeira) e siga em frente.

Você se tornará cada dia mais inabalável porque nada pode abalar a identidade que o Pai dá aos Seus filhos!

“… Jesus disse: “Está consumado!”…” (João‬ ‭19:30‬)

Somos filhos amados por causa do Seu sangue e somos aceitos por causa do Seu corpo!!

Essa é a revelação da cruz!!

Nenhuma religião poderá nos DEVOLVER isso, só Jesus pode, porque só Ele FEZ isso POR NÓS!!

Não tem nada a ver com merecimento!!

Foi assim que Deus nos criou!!

É assim que o Pai nos vê!!

“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos‬ ‭8:38-39‬)

Aleluia!!!

O evangelho é perfeito!!


Fique com Jesus, Ele é o ÚNICO caminho!

 

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  :)

Deixe também o seu comentário…

Comentários