O glorioso ministério que produz justificação

“Se era glorioso o ministério que trouxe condenação (antiga aliança), quanto mais glorioso será o ministério que produz justificação (nova aliança)!” (2Co 3:9)

Cada vez que eu leio estas palavras eu fico mais aliviado e animado. O evangelho é mesmo sensacional.  🙂

Lembre-se, não há nada profano nos mandamentos da antiga aliança. Eles são santos, justos e bons, porém NÃO tem O PODER de tornar você santo, justo e bom porque nenhum homem por si só é capaz disso.

Sempre que a nossa pregação estiver focada no pecado nós estaremos ministrando CONDENAÇÃO para o povo de Deus.

Porém, quando estivermos pregando os efeitos da obra da cruz em nossas vidas, então transformação será o resultado que vamos experimentar.

Hoje a função do cristão não é lutar contra o pecado, mas sim proclamar a VITÓRIA de Cristo SOBRE O PECADO porque Ele já venceu esta batalha!

Não pregamos mais a condenação do homem pela transgressão dos mandamentos, pregamos a justificação do homem pelo sangue de Jesus.

Hoje, através de Cristo, nós podemos receber o mesmo Espírito glorioso que habitava nEle e é por isso que a nova aliança excede em MUITO MAIOR GLÓRIA o ministério da antiga aliança (mandamentos/condenação) porque agora é o próprio Deus quem nos capacita para vencer o pecado e toda a resistência do inimigo.

Veja, quando pregamos legalismo tudo o que fazemos é instigar os desejos pecaminosos no homem e aumentar ainda mais o pecado porque “… a FORÇA do pecado é a Lei.” (‭1 Co‬ ‭15‬:‭56‬)

“A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde AUMENTOU o pecado transbordou a graça” (‭Rm‬ ‭5‬:‭20‬)

Quem vive debaixo do legalismo vive constantemente debaixo de condenação e nunca tem força suficiente para viver definitivamente livre do pecado.

Em contra-partida os que vivem debaixo da graça e conhecem a sua nova identidade em Cristo o pecado passa a ser um acidente de percurso, NÃO UM ESTILO DE VIDA.

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.” (‭Rm‬ ‭6‬:‭14‬)

Por exemplo, você provavelmente já fez pipoca em casa para assistir algum filme ou jogo de futebol, não é verdade?

O fato de você fazer pipoca de vez em quando faz de você um pipoqueiro?

Não! Porque o pipoqueiro VIVE de fazer pipoca. Ele faz pipoca várias vezes ao dia de maneira intensa e recorrente.

Da mesma forma o fato de fazermos pão em casa não faz de nós um padeiro.

Entendeu a diferença?

Em Cristo não somos mais marionetes do pecado, mas quando falhamos, o diabo está sempre pronto para usar a Lei de Deus como uma arma para nos condenar. Ele sabe que se for capaz de colocá-lo sob condenação, você começará a ter medo, esse medo traz estresse, e por tabela, todo tipo de problema.

Quando isso acontecer, firme-se nessa ÓTIMA notícia…

“Agora, pois, já NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ para os que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8:1)

Este versículo precisa estar gravado na sua memória para que você possa rebater todos os ataques do acusador.

Você está em Cristo? Sim? Então não há condenação sobre a sua vida!

– Mas na minha Bíblia (versão João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida) está escrito:

“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Rm 8:1 RC)

É assim que aparece em sua Bíblia, correto? Mas você sabia que o último trecho, “que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” foi adicionado pelos tradutores dessa versão da Bíblia e não aparece nos manuscritos gregos originais?

Veja, esse também é um grande problema que a igreja enfrenta hoje, pois quando a Bíblia é traduzida do original grego para o português (caso do Novo Testamento) o tradutor precisa acrescentar algumas palavras para que a frase tenha sentido ao invés de fazer ao pé da letra e deixar o texto difícil de entender. Então os tradutores o fazem de acordo com a sua visão e mentalidade.

Nesse caso, é quase como se o tradutor não acreditassem que a declaração de NÃO CONDENAÇÃO viesse SEM qualquer condição além da fé sincera em Cristo.

Olhe agora a versão João Ferreira de Almeida Atualizada (ou a Revista e Atualizada).

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8:1)

É isso mesmo! Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, ponto final!

NÃO HÁ CONDIÇÃO, e nada a ver com esforços humanos. Tudo tem a ver com a obra consumada dEle!

Obrigado Jesus!!

A Lei foi chamada de “ministério da condenação” porque ela não foi concebida para conduzi-lo a fazer o certo, mas sim expor as nossas falhas e nos mostrar o quanto necessitamos de um salvador. Um salvador que nos livra de toda a nossa insuficiência.

Deus não quer ver você vivendo em culpa e condenação, por isso Ele nos DEU Jesus!

Jesus é a nossa DÁDIVA da NÃO CONDENAÇÃO!

Essa dádiva é para o agora, está escrito “… AGORA nenhuma condenação há…” (Rm 8:1).

Isso quer dizer que mesmo que você acabe falhando sem querer agora, agora mesmo NENHUMA condenação há, porque você está em Cristo Jesus.

AGORA, nós podemos ir ao trono de Deus sem culpa e sem medo.

É muito bom ter a consciência disso! Você precisa meditar nesta palavra.

A condenação nos leva a FUGIR da presença de Deus como Adão fez ao pecar, mas HOJE você pode ter ousadia para ir a Ele, hoje você sabe que Ele é cheio de GRAÇA, e vê você completamente justo. Deus jamais o condenará e lembrará dos seus pecados, porque você está EM CRISTO JESUS!

“Por isso tenhamos CONFIANÇA e cheguemos perto do trono divino, onde está a GRAÇA de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça SEMPRE que precisarmos de ajuda.” (Hb 4:16)

Maravilha!

“Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, PARA PERDÃO DE PECADOS.” (Mt 26:28)

Amado(a), a principal razão de o sangue do Salvador ter sido derramado foi o perdão dos nossos pecados. Isso significa que o sangue de Jesus nos oferece proteção de qualquer forma de condenação.

Quando você tem a revelação de que o sangue de Jesus o fez justo e que todos os seus pecados são perdoados, você está protegido da condenação do acusador.

O diabo usa a língua dele para proferir palavras de culpa e condenação, mas pelo sangue de Jesus, nós temos AUTORIDADE para condenar toda palavra de julgamento que se levanta contra nós!

“Nenhuma arma forjada contra ti prosperará, e toda língua que se levanta CONTRA TI em JUIZO, tu a condenarás” (Is 54:17).

Você lembra do que Jesus disse para a mulher que foi apanhada em adultério?

“Quando Jesus se levantou e não viu ninguém exceto a mulher, disse a ela, “Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?” E ela disse, “Ninguém, Senhor.” E Jesus lhe disse, “NEM EU TE CONDENO; vai e não peques mais” (Jo 8:10-11)

Jesus deu a DÁDIVA da não condenação ANTES de dizer a ela para ir e não pecar mais. No entanto, alguns dizem hoje: “Vá e não peques mais primeiro, e só então nós não vamos condenar você.”

Essa é a razão pela qual muitas pessoas se afastam da igreja assustadas. Não é porque elas estão se rebelando contra Jesus. É porque não foram apresentadas ao Jesus que dá ao pecador culpado a DÁDIVA DA NÃO CONDENAÇÃO!

Jesus sabe que quando alguém realmente tem uma revelação de que Deus não a condena porque foi JUSTIFICADA em Cristo, essa pessoa tem o poder de SAIR do círculo vicioso do pecado. Isso acontece porque o relacionamento com Deus jamais é quebrado e isso lhe dá a força necessária para vencer o pecado através da influência do Seu Espírito sobre o nosso.

Esse sim é o GLORIOSO ministério que revela o amor incomparável de Deus!

Você pode ver, muito freqüentemente, os não crentes tem sido apresentados ao cristianismo como um conjunto de regras que somente os julga e condena.

Se você fizesse uma pesquisa entre os não crentes para descobrir o que eles sabem sobre o cristianismo, muitos deles provavelmente estariam familiarizados apenas com mandamentos e um monte de faça e não faça. Eles conhecem somente acerca de exigências que trazem condenação e nada sobre a Pessoa que veio para trazer VIDA!

Foque no ministério glorioso de JESUS e pregue a obra da cruz!

Essa é a ÚNICA ESPERANÇA para a humanidade!

Aleluia!!


Fique com Jesus!

 

* Alguns trechos do livro Destinados a Reinar e Favor Imerecido – Pr. Joseph Prince.

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  :)

Deixe também o seu comentário logo abaixo…

Comentários