Tentados pela crise de identidade

“O tentador aproximou-se dEle e disse: “Se és o Filho de Deus….” Mateus‬ ‭4:3‬

Nada tem sido tão destruidor neste mundo quanto a crise de identidade do homem.

Esse é o grande gemido da criação desde a queda de Adão…

Amado(a), isso que vou falar aqui é extremamente poderoso.

Conhecer a nossa identidade correta com a qual fomos criados para ser é um divisor de águas na vida de todos aqueles que a encontram.

Imagine que eu ganhe um produto caríssimo de uma pessoa e não soubesse para quê ele foi feito.

O que vai acontecer é que esse produto de ALTO VALOR não será usado com o propósito para o qual foi criado e terá o seu potencial completamente desperdiçado como algo sem valor.

Sabe, é justamente isso que tem acontecido com as pessoas no mundo.

Tudo o que o inimigo (o mentiroso) quer, é nos manter longe da consciência da realidade de quem fomos criados para ser, isto é, nossa VERDADEIRA identidade restaurada e revelada em Cristo Jesus.

Esse é o nosso maior objetivo quando olhamos para Cristo, porque enquanto não soubermos quem somos e para quê fomos criados, estaremos vivendo uma vida sem propósito e fora daquilo que o Criador tem para nós. Um total desperdício que gera sofrimento em toda a humanidade.

Nos textos anteriores eu falei bastante sobre como restauramos essa identidade em nossas vidas em suas três dimensões, isto é, os três pontos que são a base da restauração do homem através do evangelho.

Hoje quero falar sobre como MANTÊ-LA.

Veja, quando Jesus cumpriu perfeitamente toda a justiça para Ele (a Lei) no momento em que foi batizado por João Batista, Ele ouviu a voz do Pai que dizia:

“… Este é o meu Filho AMADO, de quem me AGRADO”. (Mateus‬ ‭3:17‬)

Neste exato momento o Pai estava falando QUEM JESUS ERA.

E Jesus, em forma humana, de fato precisava ouvir aquilo assim como nós também precisamos.

Isso precisa estar claro… Se você crê em Cristo significa que você está nEle e se você está nEle você TAMBÉM é um filho amado de quem o Pai se agrada “… porque neste mundo somos como Ele.” (1 João‬ ‭4:17‬)

É exatamente isso que alimenta o nosso espírito.

“… Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da BOCA de Deus”. ‭‭(Mateus‬ ‭4:4‬)

Lembra do último texto? Então…

O Pai revelou que você é um FILHO AMADO quando Ele removeu aquilo que nos separava dEle, o pecado, através do derramamento do sangue de Jesus e Ele se AGRADA de você porque você já foi justificado por Cristo através do dom da justiça.

Então, quando você nega a si mesmo, nega a sua velha identidade (distorcida pela mentira do inimigo) e crê na obra redentora de Jesus, você sepulta a velha criatura (orgulhosa e egoísta) e o Espírito Santo desce sobre você da mesma forma que desceu sobre Jesus. Não porque você mereceu algo, mas porque Jesus mereceu por ter cumprido a justiça de Deus perfeitamente no nosso lugar e derramou o Seu sangue para nos santificar.

Foi pela GRAÇA (favor). Basta apenas tomarmos isso como verdade para que isso se torne realidade em nós. Viver pela fé, NISSO.

Ótimo! Agora que eu entendi e tomei para mim que eu sou um filho amado e aceito por meu Pai o que acontece?

Precisamos MANTER essa consciência.

Por que digo manter essa consciência? Porque o maior problema de não vermos muitas vezes a glória de Deus se manifestar em nossas vidas ou através das nossas vidas é justamente a …

… CRISE DE IDENTIDADE.

É, isso mesmo, Jesus logo após esse episódio no qual o Pai declarou abertamente quem Ele era, Ele foi levado ao deserto para ser tentado pelo inimigo e adivinha quais foram as tentações que Jesus sofreu?

Justamente naquelas 3 bases que nos SUSTENTAM como filhos de Deus, as 3 bases que sustentam nossa verdadeira identidade.

O foco da tentação do inimigo tinha um objetivo principal. Fazer Jesus DUVIDAR DA IDENTIDADE que Deus acabara de revelar publicamente ao ponto de perdê-la assim como aconteceu com Adão lá no Éden e com toda a humanidade deste então.

Primeira tentação… o Pai se AGRADA mesmo de você?

“SE ÉS O FILHO DE DEUS, manda que estas pedras se transformem em pães”. (Mateus‬ ‭4:3‬)

Veja, Jesus tinha acabado de completar toda a justiça (a Lei) perfeitamente! Os céus rasgaram sobre Ele e o que o inimigo estava tentando aqui é fazê-lo duvidar se o Pai realmente se AGRADAVA dEle ou não.

Transformar pedras em pães é fazê-lo tentar conquistar algo que já havia sido conquistado!

A Lei, escrita em pedras, já havia sido CUMPRIDA e o inimigo estava querendo fazer com que Jesus voltasse a se alimentar dela a fim de buscar novamente a aceitação do Pai.

É isso que o inimigo tenta fazer com a gente. Ele tenta fazer a gente duvidar da nossa condição de justiça de Deus que Jesus já nos deu pela graça.

“Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” (2 Coríntios‬ ‭5:21)‬

Ele tenta minar a nossa fé com relação a isso porque se ele consegue, nós nos tornamos religiosos novamente, caímos da graça, e perdemos a nossa relação íntima com o Pai porque ficamos tentando conquistar o Seu amor por obras e nós nunca teremos um relacionamento perfeito com o Pai se não for através da graça.

“Vocês, que procuram ser justificados pela Lei (obras), separaram-se de Cristo; caíram da graça.” (Gálatas‬ ‭5:4‬)

“… E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.” (‭Romanos‬ ‭11‬:‭5-6‬)

Segunda tentação… o Pai AMA mesmo você?

“SE TU ÉS O FILHO DE DEUS, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “ ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus…” (Mateus‬ ‭4:6‬)

Veja, o inimigo estava citando o salmo 91 aqui e o salmo 91 fala justamente sobre PROTEÇÃO, fala sobre AMOR mesmo que a gente tropece ou cometa algum erro.

“Porque Ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.” (Salmos‬ ‭91:14‬)

Não precisamos temer o castigo de Deus porque o castigo que nos trás a paz estava sobre Jesus e hoje podemos crer no amor do Pai sobre nossas vidas, na sua proteção, pois no amor não há medo.

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1 João‬ ‭4:18)‬

Fomos plenamente e eternamente perdoados porque o amor do Pai é infalível e infinito!

Terceira tentação… seja EGOÍSTA e busque a GLÓRIA para SI MESMO!

“Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” (Mateus‬ ‭4:8-9‬)

Neste momento, o inimigo estava convidando Jesus a mudar de foco. Parar de fazer a obra do Pai que envolve amar as pessoas para fazer a obra do inimigo que envolve fazer tudo para si mesmo.

Ele queria fazer a mesma coisa que fez com Adão. Apresentar algo que fosse atraente aos olhos humanos, assim como era a árvore do conhecimento do bem do mal no Éden e fazê-lo pensar somente em si mesmo!

Somente no seu próprio prazer e benefício, sem se importar com o próximo!

O diabo queria que Jesus tomasse para si a NATUREZA egoísta e orgulhosa do próprio inimigo através da adoração a ele, ou seja, tomar para si a sua imagem (a sua forma de pensar e agir).

Adão de fato tomou para si essa natureza orgulhosa quando quis ser igual a Deus, mas Jesus NÃO!! Adão de fato foi egoísta e não pensou em você, mas Jesus PENSOU!! Por isso Ele venceu!!

“… Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo“. (João 16:33)

“… assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que TRAZ VIDA a todos os homens.” (Romanos 5:18)

\o/

Então Jesus disse…

“… Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, ADORARÁS e SÓ a ele SERVIRÁS.” (Mateus‬ ‭4:10)‬

Aleluia!!

É isso que o Pai quer de nós, apenas que nos rendamos a Ele. Não se trata de nós mesmos, se trata dEle! De SER como Ele! De PENSAR como Ele! De OLHAR para Ele! Não para nós mesmos…

Quando fazemos isso nós ficamos cheios do Seu Espírito, que significa ser cheio do Seu PODER com base na herança que temos como filhos e também significa ser cheio do Seu AMOR, então olharemos para as pessoas da mesma forma que o Pai as vê, da mesma forma que Jesus as vê.

Cheio de graça e de misericórdia! O mesmo amor que Jesus nos revelou!

Fique firme, renda-se ao que O PAI DISSE SOBRE VOCÊ, tome isso como verdade na sua vida, creia… O Pai AMA você e Ele se AGRADA de você!

Jamais aceite qualquer identidade errada! Seja dos seus amigos, familiares ou até de líderes! Tudo o que foge disso é a voz do inimigo! É a boca do inimigo! Tudo o que vier na sua mente que seja diferente disso simplesmente a ignore e permaneça dizendo: – O Pai me ama e Ele se agrada de mim!

Você não é filho porque você se faz filho, você é filho porque Ele te quer como filho! É como Ele TE CHAMA, com base no que Jesus fez!

Não depende de você, depende dEle!

Quanto mais você estiver consciente disso, então mais você agirá como Jesus porque Jesus tinha plena consciência disso.

Jesus é a imagem visível do Deus invisível, ou seja, Jesus é a imagem visível de quem NÓS fomos criados para ser!

“Então disse Deus: “Façamos o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança…” (Gênesis‬ ‭1:26‬)

Em Cristo você encontra a sua identidade porque CRISTO É A SUA IDENTIDADE!

Aleluiaaa!!


Fique com Jesus!

 

Não deixe de abençoar a vida dos seus amigos e familiares, clique no ícone da rede social de sua preferência logo acima e compartilhe!  :)

Deixe também o seu comentário logo abaixo…

Comentários